Este artigo, originalmente publicado em 2017, foi atualizado a 19 de maio de 2020.
No seguimento deste artigo, estou de volta aos screencasts com mais 5 apps merecedoras de atenção para a malta fã de OSX.
Sem mais demora, vamos conhecê-las!
Vanilla
- Site Oficial
- Preço: Grátis (versão Pro por $4)
O Vanilla é a melhor alternativa gratuita ao Bartender – uma popular app para OSX, cuja finalidade é ocultar as apps que não precisas na menubar.
Se estiveres num portátil e tiveres muitas apps instaladas, o mais provável será teres a tua menubar “inundada” de ícones – com o Vanilla, podes definir quais é que queres ter sempre disponíveis, e quais é que ficam recolhidas e à distância de um clique.
Uma app que regista, infelizmente, alguns bugs se utilizares vários monitores, mas que não deixa de ser bem mais em conta que a competição.
A versão Pro acrescenta pouco à versão gratuita – permite-te remover definitivamente os ícones que não queres que apareçam e que a app arranque com o OSX.
Atualização (19/05/2020): o Vanilla deixou de funcionar tão bem a partir do macOS Mojave. Podes experimentar o Dozer para uma experiência mais aproximada à do vídeo que publiquei.
Sip
- Site Oficial
- Preço:
Grátis (versão Pro por $12.29)$10 por dispositivo
Se trabalhas muito com cores, o Sip poderá ser o teu novo melhor amigo. Uma aplicação que reside na menubar e que funciona basicamente como um color picker para qualquer cor que vejas no ecrã.
O Sip guarda todas as cores mais recentes que capturas (óptimo para construir paletas de cores) e converte-as rapidamente no formato que pretendas, como hexadecimal, RGB, CMYK ou HSL.
A versão Pro inclui ainda uma Color Dock, Snapshots, um Color Editor e suporte para a Touchbar. Eu uso esta aplicação e diariamente e nunca senti a necessidade do upgrade.
Atualização (19/05/2020): o Sip deixou de ter uma versão gratuita (apenas a podes experimentar durante 15 dias). Como alternativa, podes instalar o ColorSlurp..
Usage
- Site Oficial
- Preço: Grátis
Mais uma app que fica na menubar e cujo grande objectivo é medir o tempo passado em cada aplicação aberta no teu Mac, para entenderes se estás a ser produtivo e quais são as apps que mais utilizas.
A estatística do dia surge de imediato clicando no ícone da app, mas podes também consultar dias anteriores com facilidade, o total da semana ou até do mês. Uma boa opção para descobrires quais são as tuas apps preferidas!
Esta acaba por ser uma versão simplifcada do RescueTime, outra app que recomendo mas que dá demasiada informação sobre a tua actividade junto ao computador.
CheatSheet
- Site Oficial
- Preço: Grátis
Se acompanhas este blog, já sabes que sou um grande fã de atalhos de teclado.
Esta é uma app que já mencionei nesse artigo, mas que merece destaque por te ensinar os atalhos de teclado de qualquer aplicação que tenhas aberta. Basta premir o botão CMD durante alguns segundos, e rapidamente terás um menu com os atalhos disponíveis.
Amphetamine
- Site Oficial
- Preço: Grátis
Se queres deixar o teu Mac com o ecrã ligado sem estares a mexer no computador, esta é a melhor opção.
No passado utilizava o popular Caffeine, que faz exactamente o mesmo, mas o Amphetamine acrescenta muitas outras funcionalidades.
Podes definir atalhos de teclado, quanto tempo queres que o ecrã fique ligado, ou até condições, como correr apenas enquanto determinada app estiver aberta, ou só enquanto tiveres x% de bateria.