BetterTouchTool – Maior Produtividade em macOS

BetterTouchTool

BetterTouchTool – Maior Produtividade em macOS

BetterTouchTool – Maior Produtividade em macOS 1240 700 Bruno Brito

Há já vários anos que ouço falar da BetterTouchTool, uma aplicação venerada por inúmeros programadores e lifehackers por aí fora. Este mês, quis acrescentar alguns novos automatismos ao meu workflow, pelo que decidi finalmente testá-la.

Está à altura do hype? Sem dúvida! 😎

Neste artigo, vou partilhar contigo os primeiros automatismos que criei. Esta aplicação é altamente complexa (e incrivelmente personalizável), portanto, ao início, pode intimidar um pouco. Mas, se lhe dedicares um pouco da tua atenção, sem dúvida que aumentará consideravelmente a tua produtividade em macOS!

A BetterTouchTool permite configurar todo o tipo de periféricos – teclados, ratos, trackpads, a Touch Bar… e até aceita instruções MIDI.

No meu caso, comecei pelos 3 dispositivos que mais utilizo:

  • Teclado;
  • Rato (Performance MX);
  • Trackpad do MacBook Pro.

Ainda assim, o meu maior foco foi mesmo no teclado. Sou um grande fã de atalhos de teclado (estes são os essenciais para macOS), mas nem sempre é fácil memorizar novos comandos. Podes ver alguns dos meus truques para acelerar esse processo consultando este artigo.

Vamos então explorar a BTT!

Criando uma tecla “Hyper”

Devido ao elevado número de aplicações que já tenho instaladas, comecei por criar uma tecla “Hyper”. Este foi o meu primeiro passo, opcional, mas que recomendo. Em que consiste?

A tecla Hyper (ou Hyper key) é uma tecla que representa um conjunto de teclas pressionadas em simultâneo: SHIFT + CTRL + CMD + OPTION.

Esta nova tecla abre-te um conjunto de novas possibilidades, porque nenhuma aplicação utiliza uma combinação de teclas tão complexa – ou seja, não existe risco de entrar em conflito com outros atalhos já existentes e reservados para outras apps.

A tecla “Hyper” pode ser qualquer uma, mas por norma, a tecla Caps Lock é a escolhida para esta funcionalidade – o seu uso é demasiado raro (para a maioria das pessoas) e fica numa ótima posição do teclado, visto que já estamos habituados a aceder àquela área com os dedos para premir o SHIFT ou o CTRL.

Existem várias ferramentas que podemos utilizar para este remapeamentoKarabiner-Elements é, provavelmente, a mais popular.

Eu comecei precisamente por esta app, mas após a instalação, deparei-me com vários problemas – os meus teclados deixaram de ter o idioma correto, alguns botões do meu rato deixaram de funcionar, etc.

Depois de algum tempo no Google e no Github, lá consegui resolver todos estes inconvenientes, com a excepção de um: utilizo diariamente 2 teclados diferentes, e sempre que um passava para ISO, o outro voltava a ficar ANSI. Altamente frustrante.

Quando comecei a procurar alternativas, reparei que Andreas Hegenberg, o criador da BetterTouchTool, tinha lançado numa versão recente da app uma opção, ainda experimental, que tinha precisamente o objetivo de trocar a tecla Caps Lock pela HYPER.

Juntei assim “o útil ao agradável”. Desinstalei o Karabiner-Elements, que seria apenas um intermediário para a BTT, e concentrei o meu novo workflow exclusivamente nesta app.

Instalei então a versão trial da BetterTouchTool e segui para a parte divertida: personalizar! 🔥

Os meus Atalhos para o Teclado

Na BTT, abunda a personalização. Podes definir se um comando deve ser executado em todos os teclados que utilizas (ou só alguns) e se a sua execução se deve repetir enquanto a tecla é premida, por exemplo. Optei por deixar todas essas opções em default.

Também podes criar atalhos que funcionem apenas com determinada aplicação aberta. É algo que tentarei explorar no futuro, mas por agora, foquei-me apenas em atalhos gerais (All Apps).

O resto é simples: à esquerda do painel adicionas um novo comando, ao centro a ação (ou conjunto de ações) que deve desencadear, e à direita personalizas campos adicionais, que surgem consoante o contexto.

Seguindo a lógica que apresentei acima, o primeiro passo foi a criação da tecla “Hyper”, que depois da tal atualização não foi desafio – bastou escolher a tecla Caps Lock e escolher o trigger “Act as Hyper Key”.

Criar uma Hyper Key na BTT

Com esta tecla a funcionar, criei depois atalhos para lançar as diversas apps que utilizo diariamente para programar (o VS Code, o Firefox Developer Edition e o iTerm) e para escrever (o Safari e o SublimeText). Por fim, criei um novo atalho para o Alfred (Hyper + Space), porque o anterior não era tão natural para mim.

BTT Launch iTerm

Para garantir que tinha algum tipo de feedback visual quando lançava estas aplicações, acrescentei o trigger “Show HUD Overlay” a cada um destes comandos, exibindo um overlay no ecrã assim que o comando era executado.

BTT Hud Overlay

Mais tarde, também reparei que essa é uma das opções que tens à direita, diretamente nas definições do comando “Launch”, pelo que nem precisas de criar 2 triggers separados.

Os meus Atalhos para o Rato

O rato que utilizo (Logitech Performance MX) já tem drivers que permitem a configuração de comandos adicionais, mas ainda assim decidi personalizar 2 botões que ainda não estavam a 100% – o Thumb Back e o Thumb Forward.

Logitech Advanced Click

Para os definires, tens que alterar a configuração destes botões conforme a imagem acima, definindo que são cliques e alterando o seu “Button number” para algo que depois faça correspondência com a BTT.

A partir daí, passam a configuráveis na BetterTouchTool.

BTT Mouse Triggers

Os meus Gestos para o Trackpad

No caso do trackpad do meu MacBook Pro, criei 3 gestos com 3 dedos para o manuseamento de janelas – um swipe para cada lado coloca a aplicação a 50% do tamanho e posicionada no lado respetivo, e um swipe para cima maximiza-a.

O BTT também te traz enorme liberdade para o posicionamento e redimensionamento de janelas, mas por agora continuo fiel ao Moom, que menciono aqui. Como tal, os triggers do trackpad reproduzem os mesmos atalhos de teclado que defini no Moom.

BTT Trackpad Triggers

Em resumo, esta aplicação abre opções quase ilimitadas na criação de workflows e certamente criarei automatismos bem mais complexos no futuro.

A BetterTouchTool permite sync da tua configuração com o Dropbox e tem um fórum com partilha de presets, para te inspirares.

Se quiseres experimentar, a versão trial da BetterTouchTool dá-te acesso ilimitado a todas as funcionalidades durante 45 dias. Eu só precisei de 1 semana para me render ao seu potencial e adquirir a licença vitalícia – que custa cerca de 20 euros, mas também existe uma standard de 8 euros.

Esta aplicação faz ainda parte do SetApp, um serviço de subscrição que inclui imensas aplicações de qualidade.

    Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

    NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

    BetterTouchTool – Maior Produtividade em macOS

    Tempo de Leitura: 6 min
    0