Flotato – a melhor forma de teres apps web no teu Mac

flotato

Flotato – a melhor forma de teres apps web no teu Mac

Flotato – a melhor forma de teres apps web no teu Mac 1240 700 Bruno Brito

Hoje em dia, muitas das aplicações mais requisitadas necessitam apenas de um browser para serem utilizadas. Refiro-me a apps como o Gmail, YouTube, Instagram, Facebook Messenger, Reddit ou Trello.

Algumas destas aplicações são tão essenciais que acabamos por ter várias tabs do nosso browser abertas todo o dia, para as consultarmos com frequência. Seria até conveniente que fossem tratadas como aplicações desktop.

Porquê? Eis algumas vantagens:

  • poderíamos tê-las presentes na doca do sistema operativo;
  • poderíamos lançá-las com uma aplicação como o Spotlight ou o Alfred;
  • poderíamos utilizar o atalho do teclado CMD + TAB para alternar entre as várias aplicações abertas.

Web apps no Flotato com cmd+tab

É aqui que o Flotato (disponível apenas para macOS) te poderá ajudar. Para além desses benefícios, ainda incorpora muitos outros.

O Flotato é a melhor solução que conheço para correr web apps como se fossem aplicações de desktop, mas não é a única – existem diversas alternativas, habitualmente para agregar vários programas de messaging num só lugar, como o Rambox, o Station ou o já mencionado por mim Franz.

Existe, no entanto, uma grande diferença, que me traz para a grande vantagem do Flotato face às restantes: a performance.

A principal vantagem do Flotato: Performance

A maior parte das outras aplicações tem um problema: são desenvolvidas em Electron, que traz a vantagem de tornar a aplicação compatível para Windows, macOS e Linux, mas com o tradeoff de performance, visto não serem “nativas” para nenhuma destas plataformas.

O Flotato utiliza o motor WebKit nativo do Mac, o que significa que, teoricamente, será menos exigente para o processador e para a RAM. No fundo, é o equivalente a ter uma tab aberta do Safari – um browser bem menos exigente em RAM ou bateria do que o Chrome.

Isto são boas notícias, porque até aqui tinha desistido de utilizar as alternativas precisamente por serem tão (ou mais) exigentes do que uma tab do browser.

Como se não bastasse, existem várias aplicações oficiais, disponíveis na App Store (como por exemplo o Trello), que são baseadas em Electron, chegando a pesar bem mais e a gastar muitos mais recursos que uma janela do Flotato com essa app.

A performance é a grande vantagem, mas não é a única.

Como adicionar uma app no Flotato

Depois de instalares o Flotato, verás este ecrã com várias apps bem populares para instalares – bastará clicares em GET.

Apps Flotato

Se a aplicação que pretenderes não estiver nesta lista, adicioná-la deverá ser muito simples – basta escreveres o endereço do site e está feito!

Uma vez instalada, a aplicação ficará de imediato disponível na pasta das aplicações do teu Mac.

5 funcionalidades interessantes do Flotato

Existem várias funcionalidades que o programador Morten Just acrescentou, para que cada app pareça que foi descarregada da App Store da Apple.

Aqui ficam algumas das minhas preferidas:

#1: Janela Flutuante

Se utilizares o Flotato para consumo de media, como por exemplo para ver Netflix ou YouTube, podes colocar essa janela a flutuar em cima de outras, para veres o vídeo enquanto trabalhas.

Para esta funcionalidade, deves clicar em Window > Pin to Top.

#2: Notificações e Capturas de Ecrã

Tal como uma aplicação nativa de macOS, poderás ter notificações no badge para as centenas de sites que as suportem, como o Gmail, Twitter ou Slack.

Assim, podes saber (por exemplo) quantas mensagens tens por ler, olhando simplesmente para a doca.

Também poderás receber notificações no Control Center – a primeira vez que uma aplicação te apresente uma notificação, o Flotato pergunta-te se queres receber avisos daqui em diante ou se os preferes manter desligados (poderás sempre mudar a tua decisão mais tarde, indo às definições).

Também relacionado com este tópico, podes definir uma pequena área do ecrã que queres manter sempre debaixo de olho, como por exemplo o número de visitantes que estão no teu site naquele momento, fazendo um pequeno desenho na parte que queres que seja refrescada diretamente na doca.

Esta última funcionalidade pode ser ativada se clicares em App > Start Dock Monitor.

#3: O Flotato permite-te utilizar a versão mobile das apps

Quando crias uma aplicação, podes definir se queres a versão desktop ou mobile da mesma. Também podes alterar mais tarde, clicando em App > Get Mobile Version ou App > Get Desktop Version, respetivamente.

Flotato Mobile Version

Assim, não só poderás poupar algum espaço no teu ecrã, livrando-te de píxeis desnecessários, como poderás ter uma aplicação mais leve e minimal.

O Twitter é um ótimo exemplo!

#4: Dark Mode para todas as apps que o suportem

Se definires que queres o modo nocturno numa aplicação Flotato, todas as outras partilharão de imediato essa configuração. Sempre se poupam uns cliques…

Podes alterar esta definição indo a Flotato > Preferences e na tab General, escolher Night Mode.

Flotato Night Mode

#5: Upload de imagens no Instagram a partir do desktop

Os criadores do Instagram sempre desenvolveram esta aplicação a pensar na experiência em telemóvel. Se visitares o Instagram pelo desktop não é possível publicar uma imagem… mas tal é possível com o Flotato 😏

Como abrir um link no Flotato

Uma pequena (mas valiosa dica): se precisares de abrir links a minha recomendação é que cliques nos mesmos com a tecla SHIFT pressionada.

Assim, vais poder seguir esse link com o teu browser pré-definido, em vez de o abrires dentro do Flotato, saindo da app em que te encontras.

Se te esqueceres, também não há problema – basta ires a Navigate > Go Back, mas fica a dica!

Flotato é grátis, mas oferece também um plano Pro

O Flotato é gratuito, permitindo-te instalar e usar várias aplicações sem qualquer restrição. A limitação só surge se precisares de várias destas web apps abertas em simultâneo.

Se for esse o teu caso, o melhor será depois considerares o upgrade para a versão Pro, que consiste num único pagamento de $19 USD.

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Flotato – a melhor forma de teres apps web no teu Mac

Tempo de Leitura: 5 min
0