Já conheces o Franz?

Já conheces o Franz?

Já conheces o Franz?

Já conheces o Franz? 620 350 Bruno Brito

Se, como eu, passas o dia a saltar de janela em janela entre o Facebook Messenger, o Slack, o Skype, o Hangouts e o WhatsApp, vais gostar de saber que existe uma aplicação que te permite controlar todos esses serviços de messaging num só local – diz olá ao Franz!

Franz App Screenshot

O Franz suporta, ao todo, 8 serviços de messaging: Slack, HipChat, Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp, Google Hangouts, Skype e Grape. E o criador já disse que a lista poderá nem ficar por aqui (estou a olhar para ti, Viber!).

Esta app é uma invenção de Stefan Malzner, um programador austríaco, que quis resolver um grande problema actual: a fragmentação das ferramentas que utilizamos para comunicar.

No dia-a-dia, é normal que utilizes várias ferramentas para comunicar com os teus amigos e colegas de trabalho; uns preferem ficar pelo Facebook, outros são fiéis ao Skype e, se estiverem longe do computador, provavelmente serão mais rápidos a responder-te pelo WhatsApp, certo?

Franz Tab Bar

Este problema não é só meu e teu, e é precisamente por isso que o Franz se revelou um enorme sucesso – tendo adquirido, em menos de 1 mês, mais de 10 mil utilizadores activos diários.

O Franz ainda tem pouco tempo de vida, pelo que à data de publicação deste artigo ainda só está disponível para Mac – ainda assim, a versão beta para Windows já vem a caminho e, a julgar por este formulário, uma versão Linux também está nos planos.

Ao contrário de outras apps agregadoras do passado, como o Adium ou o Trillian, que adaptavam os serviços ao seu próprio interface, o Franz limita-se a exibir as versões web de cada messenger numa tab – é tal como se usasses esse serviço no teu browser – o que significa que, sempre que surgir uma nova funcionalidade, o Franz já a suportará.

No fundo, é como ter um conjunto de tabs abertas no teu browser, mas gastando menos recursos do CPU e com direito a alguns extras, como a possibilidade de adicionar várias contas do mesmo serviço – podes ter 5 contas do Facebook Messenger abertas ao mesmo tempo, se por algum motivo tal fizer sentido!

Esta é uma daquelas apps que me converteu assim que a instalei no meu Mac. E tu, vais dar uma hipótese?

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Já conheces o Franz?

Tempo de Leitura: 2 min
2