3 Aplicações Essenciais para Programadores

3 Aplicações Essenciais para Programadores

3 Aplicações Essenciais para Programadores

3 Aplicações Essenciais para Programadores 620 350 Bruno Brito

Neste artigo pretendo apresentar-te 3 aplicações que em muito te podem ajudar no processo de Web Development.

Como foi referido aqui, uma boa parte do tempo do programador é passado a ler documentação e a aprender. Muitas horas se passam também na linha de comando, ou seja, no terminal.

Estas 3 aplicações vão exactamente ao encontro dessas tarefas e são, para mim, essenciais. Vamos conhecê-las!

#1: Dash

Quando tens uma questão, seja de HTML, CSS ou até de um editor de texto como o SublimeText, o que fazes?

Muito provavelmente partes em busca da documentação, como o site da Mozilla Developer Network para HTML ou o equivalente para Ruby on Rails.

Mas se estiveres interessado numa app que te oferece todas essas documentações num só local (e com acesso offline), talvez a melhor solução seja instalares o Dash.

Ruby no Dash

O Dash é pago (19.99€) mas podes utilizá-lo sem restrições de forma gratuita. O único senão é que terás de aguardar alguns segundos antes de aceder à documentação pela primeira vez, sempre que abrires o programa.

Com esta aplicação terás acesso offline a todas as principais APIs, como iOS, Android, Bootstrap, Gulp, Grunt, HTML, CSS, WordPress, AngularJS, etc, e até programas como o SublimeText.

Para tal, basta seleccionares as que pretendes descarregar e rapidamente a app fará o download de tudo o que precisa. Sempre que abrires o programa e estiveres ligado à Web, ele também verificará se há actualizações para descarregar.

As várias APIs disponíveis no Dash

Também podes integrar o Dash com programas como o Alfred, Quicksilver ou com o teu editor de texto (seja ele o Sublime, o Vim ou o Atom), para abrires o Dash automaticamente sempre que tiveres uma questão (no Sublime o atalho é CTRL+H).

Entre outras funcionalidades, como o Dark Mode e a possibilidade de inserirmos os nossos próprios apontamentos ao lado da documentação em questão, é importante referir que também podemos gravar os nossos próprios snippets de código para utilizar mais tarde.

Mas, no que toca a snippets, prefiro recorrer à próxima aplicação…

#2: Quiver

O Quiver é uma espécie de Evernote para programadores.

À semelhança do Dash, o Quiver é uma aplicação paga (9.99€) mas que podemos utilizar na totalidade a custo zero, ficando apenas com um aviso no rodapé.

O Quiver para Programadores

A grande razão para utilizarmos este bloco de notas em vez de algo como o Evernote é porque nos permite misturar pedaços de código, texto normal/imagens, Markdown e LaTeX com enorme facilidade.

Se acompanhas este blog, já deverás saber que adoro escrever em Markdown e esta é a única aplicação que conheço que me permite alternar, no mesmo documento, entre Markdown e código com syntax highlighting – sim, o Quiver suporta mais de 100 linguagens!

Uma nota do Quiver

Esta é, para mim, a principal funcionalidade do programa, mas existem outras dignas de menção: como o programa grava as notas no formato JSON, podemos facilmente exportá-las em HTML ou PDF; podemos também fazer sync com aplicações como o Dropbox ou Google Drive e podemos adicionar etiquetas (ou tags) para acedermos facilmente às notas que pretendemos.

#3: iTerm (com Oh My Zsh)

O Terminal que vem de origem com o OSX não é mau, mas o iTerm dá-te acesso a muitas outras funcionalidades interessantes, como:

  • split panes;
  • pesquisa no terminal;
  • suporte para notificações com o Growl;
  • autocomplete com as principais sugestões.

Terás ainda maior rendimento no terminal se mudares de shell.

O OSX de origem traz a shell Bash, mas a Z shell (zsh) traz algumas melhorias, em especial no que toca a completar automaticamente os caminhos das pastas/ficheiros, que será certamente a alteração que apreciarás de imediato.

oh my zsh

Esta shell pode ainda ficar mais artilhada se instalares o Oh My Zsh, que te permitirá adicionar plugins (por exemplo para Git ou Ruby) e temas.

Este é o meu iTerm, com o tema Solarized e integração com o Git graças ao Oh My Zsh.

iTerm com Oh My Zsh

E ainda…

Apesar destas apps não serem exclusivas para programadores, não te esqueças que podes utilizar…

  • o Look Up e o Flux para descansar a vista;
  • o LastPass para guardar todas as tuas palavras-passe;
  • o RescueTime para veres para onde vai o teu tempo quando estás à frente de um PC.

Se usas o SublimeText para Web Development, certifica-te também que instalas estas extensões, que em muito poderão acelerar o teu workflow!

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

3 Aplicações Essenciais para Programadores

Tempo de Leitura: 4 min
7