Look Up, a aplicação que se preocupa com a tua visão

Look Up para Mac

Look Up, a aplicação que se preocupa com a tua visão

Look Up, a aplicação que se preocupa com a tua visão 620 350 Bruno Brito

Uma pessoa passa, em média, 7.5 horas do seu dia à frente de um computador. Muitos chegam a passar bastante mais (9–10 horas). Computadores, smartphones e tablets fazem parte do nosso dia-a-dia e, naturalmente, provocam um enorme desgaste na visão.

Claro que isto não é novidade para ninguém, mas como resolvemos esta questão? Passamos menos tempo a olhar para um ecrã? É certo que essa acção ajudaria, mas realisticamente, seria difícil de executar.

Uma solução seria pôr em prática a (relativamente conhecida) regra 20–20–20, divulgada por sites de elevada credibilidade como o National Eye Insitute, Lifehacker ou Digital Inspiration.

E em que consiste esta regra dos 20–20–20?

É muito simples. Apenas nos temos que lembrar que, de 20 em 20 minutos, devemos fazer uma pausa e olhar durante 20 segundos para algo a cerca de 6 metros (ou 20 feet) de distância.

E é aqui que podemos recorrer a algum software para nos ajudar.

Para colmatar este problema, o já abordado f.lux é uma das aplicações essenciais para qualquer computador. Mas o f.lux regula apenas a temperatura da cor – nunca nos avisa quando é altura de fazer uma pausa.

Configurar um calendário apenas para esta tarefa seria um pouco excessivo. É precisamente aqui que entra o Look Up, funcionando como uma espécie de “lembrete”, ao apitar de 20 em 20 minutos para nos lembrar que está na altura de fazer uma pausa.

O que permite o Look Up?

Esta app, que existe exclusivamente para Mac, uma vez adquirida na App Store e instalada, fica discretamente na menu bar, surgindo uma notificação para nos lembrar que é tempo de olhar para cima no final de cada período.

Look Up - notificação para descansar a visão

Aceitando essa pausa, o ecrã ficará desfocado durante um período de 20 segundos enquanto focamos outro objectivo distante, sendo depois emitido um sinal sonoro para nos informar que a pausa de 20 segundos terminou.

O próprio ecrã passa para azul (como se pode ver no GIF que criei em baixo), sendo fácil de entender que a pausa acabou com a nossa visão periférica se tivermos o nosso Mac sem som.

Look Up - animação

Naturalmente, podemos adiar essa pausa (a própria app admite que fazer algumas pausas sempre é melhor que nenhuma), surgindo uma nova notificação de tempos a tempos.

Look Up lembrete pausado

Podemos também optar por pausar o cronómetro se estivermos a ver um filme, por exemplo.

Look Up opções menu bar

A app é também inteligente ao ponto de não contar o tempo se colocarmos o Mac em stand-by, claro.

Mas o Look Up não é apenas um calendário modificado. A aplicação sugere também alongamentos que podemos fazer enquanto estamos na pausa.

Look Up Alongamentos

Por fim, esta app é também recomendada para quem pratica a famosa técnica de produtividade pomodoro", sendo o período de trabalho de 20 minutos em vez de 25. Depois da pausa, o Look Up pergunta-nos o que queremos alcançar neste novo período de 20 minutos, para nos manter focados na tarefa em questão.

Look Up tarefas

Conclusão

Apesar de simples, o Look Up é uma aplicação muito útil e que fazia bastante falta no mercado, sendo a par do f.lux imprescindível para quem passa muitas horas à frente do computador. E, depois de instalada, uma coisa é certa: nem vais acreditar como esses 20 minutos passam sempre tão depressa!

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Look Up, a aplicação que se preocupa com a tua visão

Tempo de Leitura: 3 min
0