Se tens uma conta no DigitalOcean e utilizas o excelente ServerPilot para gerir vários blogs WordPress, certamente já te terás questionado se será possível aceder às respectivas Base de Dados.
Este acesso é importantíssimo, não só para fazer back-up do nosso conteúdo como para criar novas tabelas ou retirar qualquer informação necessária se subitamente perdermos o acesso ao back-office do WordPress.
A ferramenta de gestão de base de dados mais habitual para este tipo de casos costuma ser o phpMyAdmin, que não é de todo instalada quando associamos o ServerPilot ao nosso droplet DigitalOcean.
Para quem vem de outros serviços de alojamento, como era o meu caso, isto pode causar alguma surpresa por se tratar de uma ferramenta tão popular.
Assim sendo, entrei em contacto com eles via Twitter e eis que me foi apresentada, em alternativa, uma aplicação que desconhecia: Adminer.
@the_bammer Hi Bruno. Check out Adminer. https://t.co/TvskVavcnu
— ServerPilot (@ServerPilot) March 23, 2016
No passado, o Adminer até já tinha sido chamado phpMinAdmin, por se tratar de uma versão minimalista do já mencionado phpMyAdmin.
Mas esse minimalismo não é sinónimo de inferioridade.
Com um só ficheiro PHP, o Adminer permite-nos fazer muito mais do que conseguimos com o phpMyAdmin, como podemos confirmar neste comparativo. E para além de MySQL, também podes aceder a bases de dados PostgreSQL, SQLite, MS SQL, Oracle, Firebird, SimpleDB, Elasticsearch ou MongoDB.
Como se não bastasse, o Adminer conta também com um bom leque de plugins para acrescentar funcionalidades.
Instalando o Adminer
A instalação é simples, bastando para tal acesso ao FTP do nosso droplet DigitalOcean.
Basta descarregarmos a versão mais recente do site oficial e fazer upload para dentro da pasta public da nossa app, alterando o nome do ficheiro de adminer-4.2.5.php
para algo mais aleatório como adminer-A52GA3D6.php
.
Agora, para acederes ao painel de controlo basta acederes a http://oteusite.com/adminer-A52GA3D6.php
e inserires os dados de login e password da tua app (podes consultar os mesmos no ServerPilot – não te esqueças de actualizar o wp-config.php
da tua app se alterares a palavra-passe!).
O servidor deverá ser sempre localhost.
Adicionando um tema
Podes alterar o look do Adminer adicionando um ficheiro CSS à mesma pasta onde colocaste o ficheiro adminer-A52GA3D6.php
. Existem bastantes à escolha na página oficial – eu gosto particularmente deste.
Adicionando uma nova bases de dados
Se quiseres adicionar uma base de dados (para instalares outra aplicação PHP no teu droplet, por exemplo) é importante teres em conta que isto deve ser feito no próprio ServerPilot e não no Adminer.
Basta fazeres login, ires até uma das tuas apps, clicares no botão “Create Database” e preencher os campos respectivos!
Como vês, o Adminer é muito poderoso, tornando-se num óptimo companheiro para a combinação DigitalOcean + ServerPilot!
Toca a instalar apps e “fazer coisas”!