Dropbox Paper – a alternativa ao Evernote e ao Google Keep

Apreentando o Dropbox Paper

Dropbox Paper – a alternativa ao Evernote e ao Google Keep

Dropbox Paper – a alternativa ao Evernote e ao Google Keep 1240 700 Bruno Brito

A Dropbox, uma das minhas marcas preferidas do mundo online, lançou hoje uma nova aplicação que promete dar que falar nos próximos tempos.

O Dropbox Paper é, à primeira vista, uma app muito similar ao Google Keep ou ao Evernote, que nos permite tirar notas que ficam disponibilizadas na cloud, sendo assim possível acedê-las através de qualquer computador.

A ideia não é propriamente nova, mas com a polémica alteração de condições que a Evernote implementou para os seus utilizadores do plano gratuito, limitando a sua utilização a 2 computadores com a aplicação instalada, várias alternativas têm surgido – um bom exemplo é o Zoho Notebook, que até baseou toda a sua comunicação nesta questão.

Mas voltando ao Dropbox Paper; é super-recente e ainda está em fase beta, portanto deverás estar a pensar algo deste género:

Se já estou habituado a uma das outras apps, para quê mudar?

Bom, aqui ficam 5 boas razões. Para mim, foram motivos suficientes!

NOTA: Este artigo foi escrito precisamente no Paper, pelo que terás um pequeno momento Inception ao ver as fotos ????

#1: O Design

Até ter entrado no Dropbox Paper pela primeira vez, confesso que achava a versão web do Evernote bonita – mas no design, a Dropbox sempre foi muito forte, e aqui esmerou-se particularmente: com um belo tipo de letra e muito espaço branco para não distrair, esta app parece ter sido feita para ficar aberta no browser todo o dia.

À esquerda podemos navegar entre os sub-capítulos do documento actual ou aceder aos restantes documentos.

Ao centro, podemos escrever livremente ou inserir alguns componentes (como imagens, tabelas ou ficheiros do Dropbox) recorrendo a este botão…

Dropbox Paper - Componentes

… ou editar, com um pop-up muito similar ao do Medium.

Dropbox Paper - Editar

No cabeçalho encontramos algumas acções mais específicas, tais como:

  • ver quantas palavras o documento tem actualmente;
  • visitar o histórico para consultar as alterações ao documento;
  • descarregar o ficheiro para o nosso computador, tanto em formato .docx como em Markdown.

Dropbox Paper - Word Count

Sim, em Markdown! Não o exporta de uma forma perfeita ainda, mas é já muito bom sinal.

O que me leva para o 2º ponto…

#2: Suporte para Markdown

A Dropbox não o refere na sua comunicação, mas o Dropbox Paper suporta alguns dos principais comandos de Markdown, linguagem que utilizo diariamente para escrever os meus artigos e documentação.

Nos meus testes, a app não reconheceu links ou imagens, mas aceitou headings, citações, negrito, itálico, e até código.

#3: Emojis com facilidade

Apesar de estar no início, o Dropbox Paper já contempla esta nova forma de comunicar. Basta inserires : para depois escolheres o emoji que desejares, como acontece por exemplo no Slack.

Dropbox Paper - Emojis

#4: Gestão de Multimédia

Algo que sempre me chateou no Google Keep e no Evernote foi a incapacidade de lidar com o conteúdo rico da Web, como vídeos YouTube ou músicas do Soundcloud – mas aqui, basta inserires o link que surgirão de imediato no documento, como deveria acontecer sempre.

Dropbox Paper - Conteúdo Rico

As imagens também vão mais longe; para além dos GIFs serem suportados, é possível visualizá-las numa galeria full-screen com um duplo clique numa foto.

Também podemos anexar ficheiros do Dropbox ou do seu rival Google Drive sem esforço, como já acontece com os seus concorrentes directos.

#5: Trabalho em Equipa

O Dropbox Paper foi feito com o mercado empresarial em vista e uma prova disso mesmo é a colaboração a la Google Docs, com o habitual botão de partilha e notas dos outros colaboradores.

Dropbox Paper - Comentar

Da mesma forma que suporta emojis, também é possível inserir stickers na caixa de comentários, mas provavelmente mais interessante será a forma como podemos mencionar outros utilizadores (com uma @ antes do nome ou endereço de e-mail) e indicar ficheiros (com um + antes do nome do ficheiro).

Também é possível integrar o Google Calendar com o Dropbox Paper para criar notas da reunião – a aplicação criará automaticamente um documento para a próxima reunião, dando acesso a todos os participantes. Bem pensado!

Conclusão

Num mercado cheio de boas alternativas e em que parecia já se ter visto tudo, eis que a Dropbox surge para agitar um pouco as coisas. Os concorrentes certamente não perderão tempo a criar funcionalidades similares, mas o Dropbox Paper já mostrou que entrou com o pé direito nesta “guerra”.

Estou rendido à versão web. Agora, toca a instalar a app mobile! ????

E tu, vais experimentar?

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Dropbox Paper – a alternativa ao Evernote e ao Google Keep

Tempo de Leitura: 4 min
1