Nos últimos dias, o grande destaque dos sites de tecnologia foi para a lista de novidades divulgada pela Apple na WWDC 2014 para os seus 2 sistemas operativos: o OSX Yosemite (para Mac) e o iOS8 (para mobile).
Enquanto utilizador (e fã) de OSX, é sempre com curiosidade que percorro estas listas, ansioso por saber quais as últimas inovações de um sistema já muito próximo da perfeição. E, desta vez, apesar de ter ficado impressionado com a funcionalidade de continuity, que permitirá passar mais facilmente do computador para o iPhone ou iPad, a novidade que me deixou particularmente intrigado foi a adição de um novo motor de pesquisa à escolha de possibilidades do Safari: falo, claro, do DuckDuckGo.
Esta notícia veio numa altura curiosa, visto que já há umas semanas que tenho alternado entre o Google e este motor de busca nas várias pesquisas que efectuo diariamente.
O que é o DuckDuckGo?
O DuckDuckGo tem ganho popularidade nos últimos tempos, mas a verdade é que já existe desde 2008. Apesar do nome pouco credível, o motor de pesquisa já conta com mais de 5 milhões de pesquisas por dia.
O que torna este motor de busca diferente dos outros? Basta ler o slogan…
The search engine that doesn’t track you.
O DuckDuckGo é um motor de pesquisa privado e este é o seu grande factor diferenciador. O Google tem vindo a conhecer-nos muito melhor, procurando fornecer uma lista personalizada de resultados a cada pesquisa, mas nem sempre é isso que o utilizador deseja. Inovações como o Google Now são verdadeiramente impressionantes, mas por vezes dá a sensação de que o Google começa a saber demasiado sobre nós e tal é desconfortável para alguns.
Já falei sobre privacidade na web antes e não é um tema que me tire sono. No entanto, penso que é importante conhecer as alternativas e mesmo sendo o Google incrivelmente competente enquanto motor de busca, nada nos impede de experimentar algo novo.
Dito isto, considero louvável o esforço de empreendedores como o de Gabriel Weinberg, o fundador do DuckDuckGo, que não teve medo em atirar-se de cabeça para uma guerra que está, a priori, praticamente perdida.
O impacto da privacidade nos resultados de pesquisa
O DuckDuckGo não faz profiling, pelo que todos os utilizadores terão os mesmos resultados ao inserir determinadas palavras-chave, independentemente das páginas que visitámos anteriormente ou da localização geográfica em que nos encontramos.
Este tipo de busca indiferenciada vai premiar os sites altamente credíveis, mas poderá nem sempre apresentar os resultados mais relevantes para nós, comparativamente aos do Google – de resto como poderia, se não recolhe informação sobre nós?
Que mais oferece o DuckDuckGo?
À parte da privacidade, que é indubitavelmente o grande cartão de visita, o DuckDuckGo tem algumas funcionalidades bastante interessantes que merecem um test drive. Em baixo destaco as minhas preferidas.
#1: O Infinite Scroll
O Google oferece 10 resultados e para vermos outros 10 teremos de clicar em “Next”. Tal não acontece com o DuckDuckGo – a lista de resultados é infinita!
#2: DuckDuckGo Bang!
É possível utilizar comandos específicos para obter resultados de apenas um site ou filtrar por tipo de conteúdo, como imagens. Funciona um pouco como quando adicionamos site:xyz
nas nossas pesquisas do Google.
A lista de Bangs! é enorme, mas aqui ficam alguns que certamente serão populares:
!images
ou!i
!google
ou!g
!amazon
ou!a
!lifehacker
ou!lh
Se quisesse pesquisar por um Macbook na Amazon, por exemplo, bastaria pesquisar por !a Macbook
et voilá!
#3: A velocidade
Pode ser ilusão, mas este motor de busca parece-me ser mais rápido que o Google, especialmente se considerarmos que apresenta instantaneamente mais resultados.
Mas a velocidade não está só no carregamento – é possível aceder, à semelhança do motor de busca líder, à informação bem depressa (na própria página de resultados) no caso de pesquisas populares como uma busca por uma marcas ou por celebridades (neste exemplo pesquisei pela Apple):
Os resultados de pesquisa são também bastante interessantes se procurarmos por algo como o tempo numa cidade ou restaurantes em Lisboa, recebendo não só algumas sugestões do Yelp como o mapa para saber onde cada local se situa.
No caso de termos ambíguos, como o próprio termo “Apple”, temos mais opções disponíveis, como os vários significados da palavra.
Podemos também visualizar os produtos da marca em questão ou, neste caso, até… receitas!
#4: O design
O motor de busca é visualmente muito apelativo e rapidamente fiquei fã do facto de exibir o ícone (o favicon) de cada resultado encontrado e do tipo de letra, que considero bastante atraente.
Conclusão
Por muito bonito ou rápido que um motor de busca seja, a sua missão primordial será sempre trazer os melhores resultados disponíveis para qualquer pesquisa que esteja na nossa mente.
Nesse aspecto, o DuckDuckGo é bastante competente, mas na minha experiência denotei que fica algo atrapalhado se procurarmos por notícias muitos recentes. De resto, os resultados são geralmente bastante bons, mas esse pormenor impede-me de migrar a 100% do Google para este motor de busca.
Ironicamente, a crítica mais frequente relativamente a este motor de pesquisa acaba por ser aquilo que leva 99% das pessoas a utilizá-lo ao início: a falta de personalização dos resultados!
Vale a pena experimentá-lo, mas a esta altura do campeonato não substituirá o Google. No entanto, com o número de pesquisas a crescer diariamente (e com esta aparição nos sistemas Apple) talvez o DuckDuckGo cresça e arranje uma forma de superar as suas limitações, preservando a privacidade dos utilizadores.