Raindrop.io – a alternativa ao Xmarks

Raindrop.io

Raindrop.io – a alternativa ao Xmarks

Raindrop.io – a alternativa ao Xmarks 620 350 Bruno Brito

Adicionar páginas aos favoritos (ou, em inglês, aos bookmarks) é uma das práticas mais antigas da Web. A tecnologia tem sofrido algumas alterações nos últimos 20 anos, mas a essência permanece inalterada: gravar sites no nosso browser, para facilitar o acesso mais tarde.

Esta funcionalidade ainda é trabalhada em muitos escritórios. A própria Google lançou há cerca de 2 semanas o novo Bookmark Manager (antigamente conhecido como “Stars”), com grandes melhorias visuais, como se pode ver em baixo.

O novo Google Bookmark Manager

Contudo, a grande evolução tem sido na sincronização. Sem surpresa, diga-se, se considerarmos que todos os dias interagimos com 1 ou 2 computadores e um smartphone, no mínimo.

Sincronizar os favoritos não é grande problema quando se utiliza sempre o mesmo browser. Com o Chrome, é fácil recuperar os nossos queridos bookmarks em qualquer computador, visto que a nossa conta Google os grava automaticamente. O Firefox também incorporou uma funcionalidade similar, de nome Firefox Sync.

Infelizmente, qunado utilizamos vários browsers a história é outra. Há uns anos atrás, estávamos bem servidos com a app Xmarks: o facto de permitir a sincronização dos favoritos em todos os nossos browsers tornou-a uma das extensões mais populares da Web. Mas, infelizmente, esta aplicação não é actualizada há anos (mesmo depois de ter sido adquirida pela LastPass).

Xmarks adquirido pelo LastPass

Recentemente, vi-me forçado a encontrar uma alternativa. Apesar de em Windows usar o Chrome 95% do tempo, em Mac prefiro o Safari. Os ganhos de bateria com este browser são substanciais e a experiência do Chrome em OSX sempre ficou aquém do que esperava.

Essas 2 razões motivaram-me a dar uma forte hipótese ao browser da Apple e, no geral, estou satisfeito. O principal desafio tem sido encontrar extensões – para Chrome existem muitas que possa recomendar, mas neste aspecto o Safari ainda é um bébé.

Todos os dias encontro sites interessantes, mas nem todos têm conteúdos que pretendo ler mais tarde ou adicionar aos meus RSS.

Às vezes só quero mesmo adicionar uma página aos favoritos e saber que em qualquer browser e computador, conseguirei aceder à lista sem grande esforço.

É exactamente isso que o Raindrop.io permite.

Apresentando o Raindrop.io

O Raindrop.io é uma criação de Mussabekov Rustem, um programador russo. Por norma, o bookmarking não é social nem agradável à vista, mas este senhor tenciona mudar isso.

Vamos então conhecer esta app ao pormenor.

Raindrop.io – Compatibilidade

A nível de compatibilidade, estamos bem servidos: o Raindrop.io tem extensões para Chrome, Safari, Firefox, Opera e aplicação mobile para Android e iOS. Se não nos enquadrarmos em nenhum destes casos, também temos a possibilidade de utilizar um bookmarklet. E, claro, podemos ainda aceder a tudo a partir do interface web.

Raindrop.io e a compatibilidade

Raindrop.io – Registo

Para o registo também temos várias opções: podemos criar um login/password ou entrar com as nossas contas Facebook, Twitter ou Google.

Raindrop.io e o registo

Raindrop.io – Adicionar favoritos

Feito o registo, é tempo de começar a adicionar favoritos! Basta clicar na extensão que surgirá uma sidebar no browser para guardar o site em que nos encontramos.

Podemos armazená-los em Collections, que são no fundo categorias. Se as Collections forem relacionadas umas com as outras, também as podemos agrupar em Groups.

As Collections do Raindrop.io

Para cada colecção, podemos escolher o ícone que desejamos (um pormenor delicioso) e decidir se queremos que seja pública ou privada. Podes ver um exemplo de uma colecção pública aqui.

Quando estivermos a gravar um link, rapidamente reparamos que para além do Nome e URL da página, temos mais campos para preencher – as famosas tags para organizar, uma descrição e até uma imagem capturada do site.

Adicionar um site no Raindrop.io

Raindrop.io é também um leitor de conteúdos

Esta aplicação não grava só os detalhes de uma página: grava também o conteúdo associado, seja ele um artigo, imagem ou vídeo.

Isto faz com que a aplicação sirva também de leitor de conteúdos para ler mais tarde – como o já referido Pocket – apresentando a página de uma forma muito clean e sem anúncios. Podemos até alterar o tamanho e o tipo de letra.

No desktop não podemos aceder a esta secção sem recorrer ao interface web. As aplicações móveis já trazem o leitor 100% integrado, mas ainda sem suporte para offline. A imagem de baixo é da app para Android.

Raindrop.io para Android

Raindrop.io é ainda… uma aplicação Social

Hoje em dia podemos partilhar tudo e mais alguma coisa e o Raindrop.io também possui algumas funcionalidades sociais.

Podemos partilhar os nossos favoritos pelas várias redes sociais, por e-mail ou através do link gerado. Mas o mais interessante é também termos a possibilidade de subscrever Collections de outros utilizadores através de uma feed RSS.

As Subscriptions no Raindrop.io

Por fim, temos a possibilidade de importar/exportar os bookmarks.

Como se pode ver, o Raindrop.io é já muito completo. Esta app, apesar de estar ainda a dar os primeiros passos, já se encontra no bom caminho para se tornar a nova referência de bookmarking da web.

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Raindrop.io – a alternativa ao Xmarks

Tempo de Leitura: 4 min
0