Os melhores atalhos de teclado para o Sublime Text

Melhores atalhos de teclado Sublime Text

Os melhores atalhos de teclado para o Sublime Text

Os melhores atalhos de teclado para o Sublime Text 620 350 Bruno Brito

Apesar da concorrência feroz de editores de texto como o Atom ou o Visual Studio Code, o Sublime Text ainda é o meu grande companheiro quando é altura de programar ou de escrever artigos.

Os motivos principais? O facto de ser tão leve, e as extensões que já tenho instaladas.

O Sublime, à semelhança dos outros editores que referi, é gratuito (a licença permite que o “experimentes” durante tempo ilimitado) e tem uma grande comunidade, que desenvolve um enorme conjunto de extensões e temas que o tornam tremendamente competitivo (estes são os meus packages preferidos para programar e escrever).

Apesar de ser uma ferramenta mais popular entre programadores, a verdade é que qualquer um pode ser muito mais produtivo com a ajuda de um bom editor de texto – se rediges e-mails com frequência, se fazes trabalhos para a escola, se és blogger ou se estás a escrever um livro, este artigo também é para ti.

Sou um grande fã de atalhos de teclado para ganhos de produtividade, e aqui tenciono mostrar-te como o Sublime te pode ser útil, partilhando contigo alguns dos meus atalhos de teclado preferidos.

Os atalhos aqui mencionados são para Mac, mas praticamente todos funcionarão também em Windows (por norma, basta alterar o CMD por CTRL). O Sublime tem alguns atalhos que diferem consoante o sistema operativo, mas não é o caso na maioria dos que listo aqui.

Aqui não vou falar dos atalhos “universais”, como CMD + N ou CMD + S, mas sim atalhos exclusivos do programa. Ainda são bastantes, portanto não te esqueças de ler também este artigo, que te pode ajudar a decorar novos atalhos de teclado com maior facilidade.

Podes também instalar a aplicação gratuita Cheatsheet para teres acesso rápido aos atalhos de teclado de qualquer aplicação do teu Mac.

CheatSheet para Mac

Vamos a eles!

Atalhos para selecções rápidas de texto

1. Para seleccionar várias repetições da mesma palavra: CMD + D

Se há atalho para dominar, é este. Quando premires estas teclas pela primeira vez, seleccionará a palavra em que te encontras. Depois, a cada nova combinação de teclas, seleccionarás mais uma instância do mesmo texto – e como o Sublime suporta selecções múltiplas, poderás depois alterar rapidamente uma palavra/frase, ou escrever algo à frente ou atrás, afectando todas.

Uma espécie de “Find & Replace”, mas mais imediato e só para as instâncias que quiseres.

Queres saltar uma palavra pelo caminho? Não há problema: basta premires CMD + K para ignorar a última selecção que fizeste e passar para a próxima.

2. Para seleccionar várias linhas: ALT + clique

Para este atalho vais precisar da ajuda do rato – uma das grandes características do Sublime, como pudeste ver na dica anterior, é a selecção múltipla. Com este atalho, podes seleccionar uma série de linhas ao mesmo tempo (e nem tem que ser necessariamente ao início), afectando depois todas.

Podes também realizar selecções múltiplas onde bem entenderes, recorrendo ao CMD + clique.

3. Para seleccionar uma linha inteira: CMD + L

Podes escrever um texto com várias linhas, mas enquanto não fizeres um parágrafo, o Sublime vai encará-lo como só uma linha – seleccioná-la por inteiro é facílimo.

Se for para apagar a linha, podes recorrer directamente ao CTRL + SHIFT + K.

4. Para seleccionar todo o conteúdo na mesma linha de indentação: CMD + SHIFT + J

Se programas, estarás habituado a indentar o teu código – este é um óptimo atalho para rapidamente seleccionares tudo o que estiver ao mesmo nível de indentação.

5. Para seleccionar todo o conteúdo dentro de uma tag: CMD + SHIFT + A

Este é também dirigido aos programadores: se queres rapidamente seleccionar todo o código HTML dentro de uma div, por exemplo, basta premir esta combinação de teclas.

Manipulação rápida de texto

1. Para cortar/copiar linhas inteiras: CMD + X / C

Aqui, não estou a falar do copy/paste habitual. Se não seleccionares nada e premires este atalho, o Sublime vai cortar ou copiar todo o conteúdo da linha para o teu clipboard. Parece insignificante, mas faz toda a diferença!

2. Para duplicar uma selecção de texto: SHIFT+CMD + D

Se a tua ideia com a dica anterior é a de duplicar texto, então mais vale este atalho. Muito útil para duplicar pedaços de código HTML, por exemplo.

3. Para envolver uma selecção de texto numa tag: CTRL + SHIFT + W

Quando estamos a programar, é frequente repararmos que faltou colocar uma tag HTML antes e depois de determinado pedaço de código – algo que deixa de ser um problema com este atalho, apesar de não o considerar o mais prático para as mãos.

Esta combinação de teclas vai encapsular tudo num <p> por predefinição.

4. Para passar uma linha de texto para cima: CTRL + CMD +

Este é um dos meus favoritos – podes facilmentar passar uma linha para cima ou para baixo recorrendo a este atalho, juntamente com o seu amigo CTRL + CMD + .

5. Para converter todo o texto para upper case (letras maiúsculas): CMD + K, CMD + U

Esta combinação de teclas, em sucessão, rapidamente passa uma selecção de texto para letras maísculas.

Se queres alterar tudo para lower case (letras minúsculas), podes usar o CMD + K, CMD + L em sucessão. Tens ainda outras opções se fores ao menu, a Edit > Convert Case.

Outros atalhos úteis do Sublime

1. Para navegares rapidamente entre os ficheiros: CMD + P

Um dos atalhos que usarás com maior frequência se estiveres a editar vários ficheiros em simultâneo – o atalho contempla não só os ficheiros já abertos, mas todos os que existam na pasta onde estiveres a trabalhar, se a tiveres arrastado para o Sublime.

Se pretendes aceder a opções do Sublime ou mesmo de algum package, o CMD + SHIFT + P é amigo.

2. Para apresentares ou ocultares a barra lateral: CMD + K, CMD + B

A barra lateral é muito útil, mas com o atalho de cima não a vais utilizar tanto e o espaço extra pode vir a dar jeito – esta combinação de teclas, em sucessão, exibe ou recolhe a barra lateral.

3. Para dividir a janela do Sublime em várias colunas: CMD + ALT + 1 / 2 / 3 / 4 ou 5

Se tiveres um monitor grande, ou simplesmente precisares de comparar 2 ficheiros lado a lado, este atalho divide o Sublime em 2, 3 ou 4 colunas – premindo a tecla 5 ficas com uma grelha.

Conclusão

Como vês, um bom editor de texto como o Sublime, quando bem dominado, pode ser muito útil para qualquer pessoa que escreve regularmente. E se algum atalho te está a faltar, podes ainda editar as Key Bindings do programa e personalizá-lo ao teu gosto.

Esqueci-me de algum? Qual é o teu atalho de teclado preferido do Sublime?

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Os melhores atalhos de teclado para o Sublime Text

Tempo de Leitura: 6 min
0