Com a chegada do iOS 11, a Apple introduziu um novo formato para gravar fotografias tiradas com os iPhones. De nome HEIF (High Efficiency Image File), estes ficheiros são capazes de gravar imagens (tanto individuais como em sequência) com a extensão .HEIC.
Apesar do suporte para este formato ser cada vez maior, ainda preciso com frequência de converter de HEIC para JPG, o formato de fotografia mais popular.
Podes utilizar uma aplicação de imagens como o Photoshop, o Lightroom ou o Pixelmator para esta ação, mas é muito mais conveniente recorrer apenas ao Finder, uma aplicação nativa de macOS, especialmente se pretenderes converter diversos ficheiros em simultâneo (ou seja, em bulk).
Vamos então aprender como podes converter de HEIC para JPG com um simples par de cliques. Para tal, vamos recorrer à ajuda do Automator.
Tal como o Finder, o Automator também é uma aplicação nativa do macOS, que podes encontrar na pasta das Aplicações. Como o nome indica, o seu objetivo passa por automatizar tarefas repetitivas.
Neste pequeno guia, vamos criar a nossa 1ª ação para ficares a conhecer este magnífico programa!
Passo #1: uma vez aberto o Automator, deves clicar em “New Document” e escolher “Quick Action”.
Passo #2: altera a opção em “Workflow receives current” para “image files”.
Passo #3: em “Library”, à esquerda, escolhe “Photos” e clica na ação “Change Type of Images”.
O Automator vai-te então perguntar se queres manter uma cópia do ficheiro .HEIC original, ou apagá-lo, ficando apenas o ficheiro JPG.
Se quiseres ter a cópia original, clica em “Add”; caso contrário, opta por “Don’t Add”.
Por fim, indica que o novo tipo de imagem pretendido é JPG.
Passo #4: grava a tua ação, dando-lhe um nome reconhecível (como “HEIC to JPG”), com o habitual “File > Save”. E está feito!
Vamos ao teste: no Finder, clica no lado direito (ou CTRL + clique) no ficheiro .HEIC que pretendes converter, e procura “Services” no final do menu de contexto. Deverás ter uma nova opção com o nome que lhe deste!
Nota que as ações que surgem dependem do contexto – se não estiveres a clicar numa imagem, não verás esta opção.
Dica Extra: podes conferir todos os serviços que tens disponíveis indo a Keyboard > Shortcuts > Services e até definir um atalho de teclado para uma ação que realizes com imensa frequência.
Como vês, o Automator pode ser muito útil para tarefas como esta!