5 extensões obrigatórias para o Chrome

Google Chrome - 5 extensões obrigatórias

5 extensões obrigatórias para o Chrome

5 extensões obrigatórias para o Chrome 1240 700 Bruno Brito

Existem cada vez mais extensões disponíveis para artilhares o teu browser com alguns super-poderes adicionais. Já mencionei algumas essenciais para blogging, e hoje destaco aquelas que considero indispensáveis para um uso mais generalizado.

Estas são, de longe, as 5 extensões que mais utilizo diariamente, com a excepção de 2 que optei por omitir por serem sobejamente conhecidas (e já divulgadas noutros artigos) – o LastPass e o Pocket.

Tenho muitas outras instaladas, mas nem todas estão activadas todo o dia. Não te esqueças de utilizar o Extensity para facilmente activar/desactivar aquelas extensões de uso esporádico.

Por ser baseado no Chromium, todas são também compatíveis com o Opera, o meu browser mais utilizado – e algumas estão disponíveis para outros browsers, como o Firefox.

Vamos então conhecê-las!

#1: Video Speed Controller

Video Speed Controller

Se só pudesse ter uma extensão instalada no meu browser, esta seria provavelmente a eleita.

Quando estou no Youtube, é raro ver os vídeos à velocidade original – como são geralmente conversas ou tutoriais, o habitual é vê-los a 1.25x ou mesmo 1.5x.

Como seria bom poder acelerar todos os outros vídeos da mesma forma! Foi precisamente isso que me fez ir à caça desta extensão.

O Video Speed Controller permite-te acelerar qualquer vídeo HTML5 – que, felizmente, são a maioria dos vídeos presentes na Web hoje em dia. E, claro, também o podes utilizar em sites como o YouTube ou o DailyMotion.

Video Speed Controller em acção

A extensão inclui ainda atalhos de teclado e a possibilidade de recuares/avançares 10 segundos no vídeo (valor esse que podes alterar).

Também é possível indicar quais os sites em que não pretendes ter esta extensão disponível (adicionando-os à blacklist).

Se nunca experimentaste, recomendo vivamente que dês uma chance a ver vídeos a uma velocidade mais elevada – é bem mais produtivo!

#2: uBlock Origin

uBlock Origin

Um bom ad blocker é essencial nos dias de hoje, e ainda não encontrei nenhum melhor que o uBlock Origin – que, atenção, nada tem a ver com o site ublock.org.

O uBlock Origin foi concebido para bloquearmos tudo o que entendemos como desnecessário, melhorando a performance do browser (e do computador) pelo caminho. Por esse motivo, acaba por ser muito mais que um mero “ad blocker”.

uBlock Origin em acção

Para além de impedir a maior parte dos anúncios e te proteger de trackers e malware sem teres que te preocupar com configurações complicadas, também inclui um modo avançado para quem sabe o que está a fazer.

Aí, podes acrescentar regras adicionais, filtros personalizados, ou até definir uma firewall para cada site.

Esta extensão é open-source e também está disponível para os restantes browsers: Firefox, Microsoft Edge e Safari.

#3: Dark Reader

Dark Reader

Sou um enorme fã de temas dark no computador, e sempre que um site apresenta essa opção, activo-a de imediato.

O Dark Reader oferece essa possibilidade para o resto da web – alterando o fundo para preto e as letras para branco.

Wikipedia no Dark Reader

Na minha experiência, funciona perfeitamente na maior parte dos sites que visito diariamente.

Um interruptor ON/OFF seria suficiente para mim, mas esta extensão vai um pouco mais longe, permitindo-te ainda definir parâmetros como o brilho e o contraste do site – ou até deixá-lo a preto e branco!

Neste vídeo podes ficar com uma melhor ideia das funcionalidades. É óptimo até para questões de acessibilidade para alguns sites.

#4: HTTPS Everywhere

HTTPS Everywhere

Uma extensão que te transforma os pedidos de HTTP em pedidos HTTPS sempre que possível, aumentando a tua segurança na web de forma automática.

Nos dias de hoje, o HTTPS ainda não é o “default” e esta extensão visa corrigir isso mesmo: é um esforço do Tor Project e da Electronic Frontier Foundation.

É uma extensão bastante invisível, mas que vale a pena ter instalada, sendo já compatível com milhares de sites.

#5: Pushbullet

Pushbullet

Demorei algum tempo a instalar esta extensão no meu browser porque pensava que não precisava assim tanto de controlar o meu telemóvel Android a partir do computador. Como estava enganado!

O Pushbullet apresenta todas as notificações que recebas no telemóvel de imediato no teu browser, e oferece-te a possibilidade de enviar SMS, ficheiros de um lado para o outro e até podes integrá-lo com outros serviços, como o Zapier.

O plano gratuito é bastante generoso, oferecendo-te o envio de ficheiros de até 25 MB, 100 SMS por mês e 2 GB de espaço de alojamento.

Pessoalmente, nunca senti necessidade de passar para o plano pago, mas se fores um utilizador mais exigente, podes fazer upgrade para o plano “Pro” por $4.99/mês.

Funciona também no Firefox, tem uma app Windows e está também disponível para iPhone.


Estas são as minhas armas secretas. Quais são as tuas? Partilha as tuas dicas nos comentários!

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

5 extensões obrigatórias para o Chrome

Tempo de Leitura: 4 min
0