WhatFont – que tipo de letra é aquele?

WhatFont para Google Chrome

WhatFont – que tipo de letra é aquele?

WhatFont – que tipo de letra é aquele? 620 350 Bruno Brito

Há uns anos atrás, a maior parte dos sites utilizava os mesmos 3 ou 4 tipos de letra: Arial, Verdana ou Georgia. No entanto, com o aparecimento das Google Fonts, em 2010, qualquer blogger ou designer passou a ter ao seu dispor um vasto leque de fonts à escolha, fáceis de instalar e a custo zero.

Com centenas de tipos de letra disponíveis, os sites começaram a ficar ainda mais diferentes entre si, sendo a escolha da font mais merecedora de atenção do que no passado.

Sempre foi possível ver qual a font utilizada analisando o código-fonte da página (ou utilizando uma extensão como o Firebug) mas essa tarefa tornou-se bem mais fácil com o WhatFont.

O WhatFont é uma espécie de Shazam para os tipos de letra: se encontrarmos numa página um tipo de letra que nos chame a atenção, bastará o clique na extensão (apenas disponível para Chrome) que rapidamente teremos acesso à font utilizada.

A extensão vai mais longe se clicarmos mais uma vez: dá-nos detalhes como o tamanho de letra, a cor e a altura da linha. Também nos dá a possibilidade de tweetar sobre um tipo de letra que gostámos, partilhando o URL onde foi encontrado.

BrunoBrito.PT com o WhatFont

Por fim, podemos clicar em várias áreas diferentes do website, que as janelas anteriores permanecerão abertas. Isto é útil se quisermos rapidamente anotar as escolhas de um site, para nossa própria inspiração – utiliza-o como ponto de partida nos teus projectos (e não para cópia, não te esqueças que copiar é feio)!

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

WhatFont – que tipo de letra é aquele?

Tempo de Leitura: 1 min
1