• mail@brunobrito.pt

A Transparência e o seu impacto no Marketing

A Transparência e o seu impacto no Marketing

A Transparência e o seu impacto no Marketing

A Transparência e o seu impacto no Marketing 620 350 Bruno Brito

As empresas estão cada vez mais transparentes. Tal não pode ser encarado com espanto, se pensarmos que o consumidor actual está muito bem informado e compreende muito melhor os processos que ocorrem nos bastidores das empresas até ao produto ou serviço chegar até ele.

A transparência é uma qualidade que valorizamos nas pessoas; se conhecermos alguém que rapidamente partilhe connosco os seus interesses, perspectivas e vulnerabilidades de forma honesta, provavelmente será uma questão de tempo até conquistar a nossa confiança. Este tipo de raciocínio também se pode aplicar às marcas.

Mas que tipo de informação pode uma empresa divulgar que converta potenciais clientes em fãs? E que vantagens trará?

É sobre isso que vamos reflectir hoje. Vamos começar precisamente por conhecer algumas marcas/pessoas consideradas revolucionárias no que toca à transparência.

Buffer

Logo Buffer

A empresa Buffer já foi tema de destaque neste blog, onde logo aí se referiu a importância deste valor na cultura da empresa.

A Buffer é, possivelmente, a empresa mais aberta da internet. Tudo está (bem) documentado no seu blog e todos os meses ficamos a conhecer mais detalhes sobre o que acontece internamente.

Estes são apenas alguns tópicos que a Buffer partilha connosco:
Como contratam e como é o processo de iniciação;
Os salários de cada trabalhador (até numa folha de cálculo);
Para onde vai cada cêntimo do plano mensal que subscrevemos enquanto clientes;
– As decisões internas de gestão tal e qual são comunicadas aos investidores, como este exemplo.

Os principais números podem mesmo ser controlados em tempo real através da ferramenta Baremetrics – algo que, geralmente, está só acessível ao CEO!

Buffer no Baremetrics

Como qualquer serviço online que se preze, também as situações de segurança violada são devidamente reportadas, como aconteceu aqui.

Pat Flynn

Pat Flynn

Pat Flynn também já foi mencionado anteriormente, visto ser uma figura de referência para quem estuda Marketing Online.

Pat é visto como um crash test dummy no meio, visto estar sempre disposto a testar qualquer ideia que tem na cabeça. No seu site Smart Passive Income podemos acompanhar todas as suas iniciativas, lições e resultados.

Pat está sempre muito ocupado, seja a criar sites de nicho, a escrever e-books, a gravar podcasts ou a conceber apps para iPhone ou WordPress.

No que toca à transparência, as suas Income Reports (que já existem desde 2008) inspiraram inúmeras pessoas a seguir um percurso similar no meio online.

Income Reports do Smart Passive Income

Uma delas é precisamente o próximo exemplo.

John Lee Dumas

John Lee Dumas

John Lee Dumas, a voz do podcast Entrepreneur on Fire, também não é um estranho neste blog, tendo sido já examinado exaustivamente aqui e aqui.

O seu programa diário, que conta já com mais de 800 episódios, é uma fonte de sabedoria e inspiração para o empreendedor. E é, para o anfitrião, a peça-chave para uma receita mensal que atinge os 200 mil dólares mensais.

Entrepreneur on Fire Income Reports

Como é que eu sei este valor? Simples – John Lee Dumas também partilha mensalmente as suas Income Reports (esta é a de Dezembro), inspirado precisamente pelo trabalho de Pat Flynn.

Groove

Groove logo

A Groove, que serve mais de 2.000 empresas com o seu software de Help Desk, é uma start-up que ambiciona chegar aos 500 mil dólares mensais de receita.

E querem que nós façamos parte dessa viagem.

Groove 500k goal

Como os restantes casos, também a Groove está disposta a partilhar connosco os números e as lições mês após mês, através do respectivo blog.

Moz

Logo Moz

A Moz é uma das mais populares empresas no campo do SEO, trabalhando diariamente para se posicionar como um ponto de passagem obrigatório para profissionais de Pesquisa Online.

Para além dos serviços (alguns gratuitos, outros pagos) que oferece, os vários blogs que alimentam o site são um must para quem quer estar a par de tudo o que acontece nesta indústria, que está em constante mudança.

Mas não é só sobre SEO que se escreve. Também a Moz partilha os seus relatórios com a comunidade, como este exemplo.

Moz Subscriber Growth 2013

Possíveis vantagens

Mas de que serve tudo isto? Será só para impressionar os consumidores? Não.

Todos os exemplos aqui divulgados têm sites incrivelmente populares na web. E todos atribuem à transparência parte do seu sucesso.

Eis as 3 principais vantagens que me ocorrem.

#1: As pessoas vão querer acompanhar a tua viagem

Se as pessoas se sentirem parte do projecto desde o início, ficarão interessadas em acompanhar a evolução do mesmo. Isso será sinónimo de mais tráfego, mais conversa, mais partilhas e maior awareness. É, em muitos casos, também sinónimo de mais e-mails e subscritores angariados.

Mesmo que tenhas dias (ou anos) maus, as pessoas vão querer acompanhar o teu trajecto – todo esse interesse adicional pelo que estás a fazer só poderá trazer consequências benéficas.

#2: As pessoas vão querer trabalhar contigo

Quando o artigo dos salários da Buffer foi publicado, as candidaturas dispararam – e os comentários no blog também.

Depois de se conhecerem os valores da empresa, o processo de recrutamento e de integração e os benefícios, a Buffer tornou-se uma das empresas da Web mais apetecíveis para trabalhar.

#3: As pessoas vão querer ajudar

Se as pessoas beneficiarem das lições partilhadas e estiverem a par dos desafios que a empresa enfrenta, será normal quererem ajudar – seja através de um comentário, um e-mail, um formulário de satisfação, uma pequena compra ou uma contribuição num site como o Kickstarter.

É a teoria da reciprocidade – quanto mais ajudares, mais seguidores e fãs terás, sendo inevitável que alguns te devolvam o favor pelo caminho.

Bons exemplos são John Lee Dumas e Pat Flynn, cuja receita mensal é, em parte, graças aos links de afiliados que possuem. Depois de lerem os artigos, as pessoas clicam nesses links para se inscreverem nos serviços anunciados, ajudando pelo caminho estas personalidades.

Conclusão

Com tanta informação disponível, pouco importa esconder os segredos da concorrência, especialmente quando é praticamente impossível replicar o sucesso de outras empresas. Nenhuma das entidades aqui referidas se sente ameaçada ou perdeu popularidade por ter partilhado os números com o mundo.

Conseguiu, isso sim, ficar ainda mais dominante.

Assim sendo, porque não tentar ser um pouco mais transparente?

    Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para mail@brunobrito.pt ou preencher o formulário abaixo.

    NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.


      A Transparência e o seu impacto no Marketing

      Tempo de Leitura: 5min
      0