Se, como eu, passas o dia a saltar de janela em janela entre o Facebook Messenger, o Slack, o Skype, o Hangouts e o WhatsApp, vais gostar de saber que existe uma aplicação que te permite controlar todos esses serviços de messaging num só local – diz olá ao Franz!
O Franz suporta, ao todo, 8 serviços de messaging: Slack, HipChat, Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp, Google Hangouts, Skype e Grape. E o criador já disse que a lista poderá nem ficar por aqui (estou a olhar para ti, Viber!).
Esta app é uma invenção de Stefan Malzner, um programador austríaco, que quis resolver um grande problema actual: a fragmentação das ferramentas que utilizamos para comunicar.
No dia-a-dia, é normal que utilizes várias ferramentas para comunicar com os teus amigos e colegas de trabalho; uns preferem ficar pelo Facebook, outros são fiéis ao Skype e, se estiverem longe do computador, provavelmente serão mais rápidos a responder-te pelo WhatsApp, certo?
Este problema não é só meu e teu, e é precisamente por isso que o Franz se revelou um enorme sucesso – tendo adquirido, em menos de 1 mês, mais de 10 mil utilizadores activos diários.
O Franz ainda tem pouco tempo de vida, pelo que à data de publicação deste artigo ainda só está disponível para Mac – ainda assim, a versão beta para Windows já vem a caminho e uma versão Linux também está nos planos (atualização: já estão disponíveis).
Ao contrário de outras apps agregadoras do passado, como o Adium ou o Trillian, que adaptavam os serviços ao seu próprio interface, o Franz limita-se a exibir as versões web de cada messenger numa tab – é tal como se usasses esse serviço no teu browser – o que significa que, sempre que surgir uma nova funcionalidade, o Franz já a suportará.
No fundo, é como ter um conjunto de tabs abertas no teu browser, mas gastando menos recursos do CPU e com direito a alguns extras, como a possibilidade de adicionar várias contas do mesmo serviço – podes ter 5 contas do Facebook Messenger abertas ao mesmo tempo, se por algum motivo tal fizer sentido!
Esta é uma daquelas apps que me converteu assim que a instalei no meu Mac. E tu, vais dar uma hipótese?