• mail@brunobrito.pt

Como alojar um site estático na Amazon S3

Como alojar um site estático na Amazon S3

Como alojar um site estático na Amazon S3

Como alojar um site estático na Amazon S3 620 350 Bruno Brito

Esta semana desenvolvi um pequeno site estático (baseado apenas em HTML/CSS/Javascript) e, na altura de o publicar, optei por alojá-lo no popular Amazon Simple Storage Service (S3).

As razões para tal são simples: neste serviço da Amazon, só pagas o que efectivamente gastas, a nível de tráfego – e o valor por GB transferido? $0.03!

Mesmo com outros serviços de alojamento competitivos, dificilmente encontrarás melhor negócio do que este, especialmente se se tratar de um site estático leve, como era o caso.

Para além disso, se fores novo a utilizar os Amazon Web Services, ainda poderás desfrutar de um plano gratuito durante 12 meses, que te permitirá ficar a conhecer as poderosas ferramentas disponíveis.

Mas se chegaste até aqui, provavelmente já sabes que este é o serviço certo para ti – falta só saber como o configurar, certo?

Vamos a isto!

NOTA: Os primeiros passos já foram referidos noutro tutorial, que se encontra neste link. Ainda assim, vou-te poupar um clique e descrevê-los novamente aqui.

Passo #1: Criar um bucket com o nome do domínio que pretendes

Depois de fazeres o registo/login na AWS, é tempo de escolher o serviço S3, que encontrarás em Storage & Content Delivery.

Amazon S3 da Amazon Web Services

Uma vez dentro do S3, deverás criar um bucket, que é no fundo a “pasta” onde colocarás todos os ficheiros do teu site.

Este é um ecrã importantíssimo, por um simples motivo: o nome do bucket deve ser igual ao domínio que pretendes utilizar. Portanto se queres que o teu site seja www.omeusite.pt, o teu bucket deve-se chamar www.omeusite.pt.

Relativamente à região, se o teu site é essencialmente para Portugal, deverás escolher Irlanda ou Frankfurt, para que a proximidade (e consequentemente a velocidade de acesso) seja maior.

Se se tratar de um site internacional, pensa nos teus visitantes e não propriamente onde estás localizado (o preço do serviço é sensivelmente diferente, dependendo da região que escolheres).

Amazon S3 - Create a Bucket

Podes ignorar o botão Set Up Logging e avançar.

Passo #2: Alterar as permissões

Agora que já criaste o teu bucket, deves seleccioná-lo e clicar em Actions/Properties.

Amazon S3 - Bucket Properties

Em Permissions, deves clicar em Edit bucket policy e inserir este excerto:

{
	"Version": "2012-10-17",
	"Statement": [
		{
			"Sid": "AddPerm",
			"Effect": "Allow",
			"Principal": "*",
			"Action": "s3:GetObject",
			"Resource": "arn:aws:s3:::examplebucket/*"
		}
	]
}

Alterando depois examplebucket para o nome do teu próprio bucket (o tal www.omeusite.pt, seguindo o exemplo de cima).

Em Static Website Hosting, deves clicar em Enable website hosting e definir como index document o habitual index.html.

Amazon S3 - Static Website Hosting

Agora, se clicares no link que está em Endpoint (que deverá ser algo como www.omeusite.pt.s3-website-eu-west–1.amazonaws.com) verás que o teu site já está live!

O tutorial poderia terminar aqui, mas vamos associar o nosso domínio a este alojamento.

Passo #3: Associar um domínio à Amazon S3

Os próximos passos terão em conta o serviço Cloudflare, um serviço fantástico e na sua grande maioria gratuito que, na minha opinião, todos os sites deveriam considerar.

Entre muitas outras coisas, como velocidade ou segurança, o Cloudflare permite-te configurar todos os domínios num só local – tornando-se muito mais prático na altura de migrações do que teres de aceder a cada domain registrar para alterar os nameservers do teu site.

Assim sendo, o primeiro passo depois do registo/login será ir a Add Site. Aqui, deves inserir o teu domínio, como omeusite.pt.

Cloudflare - Add a Website

O Cloudflare fará o seu trabalho e depois de terminar o scan, indicará novos nameservers para colocares no teu domínio. Aqui, deves ir ao site da empresa onde adquiriste o domínio e alterar os nameservers para aqueles indicados pelo Cloudflare.

Cloudflare - Nameservers

Deverão ser algo deste género (atenção ao “.” no final):

  • matt.ns.cloudflare.com.
  • lola.ns.cloudflare.com.

NOTA: se tiveres adquirido um domínio .PT e o mesmo estiver no estado TECH-PRO, em vez de ACTIVE, não conseguirás utilizar o Cloudflare de imediato. Primeiro, terás que o associar a outro alojamento, para que o estado altere para ACTIVE, e só aí poderás colocar os nameservers do Cloudflare.

É possível que esta alteração leve algum tempo até ficar finalizada – podes ir confirmando no teu terminal, se escreveres whois omeusite.pt e procurando por Nameserver Information.

Agora que já tens o domínio associado ao Cloudflare, falta a outra parte da equação: ligar o Cloudflare ao Amazon S3.

No painel de controlo do Cloudflare, deverás ir a DNS e criar um CNAME onde o Name deverá ser www e o Domain Name o tal endereço que viste anteriormente do teu site, similar a www.omeusite.pt.s3-website-eu-west–1.amazonaws.com.

Cloudflare - DNS

Agora sim, quem aceder a www.omeusite.pt conseguirá ver o site como o concebeste – mas ainda há um problema; quem escrever http://omeusite.pt (sem www) terá uma mensagem de erro e não conseguirá visualizar o teu site!

Para resolver este problema, falta um passo adicional – criar uma regra para que haja um redirect para o endereço com www.

No Cloudflare vai até Page Rules e na caixa Add new rule faz o seguinte:

  • No URL Pattern, insere o URL como http://omeusite.pt/* (não te esqueças do “*”, que adicionará o redireccionamento automático para todas as outras páginas do site);
  • Activa o Forwarding, passando-o para On;
  • Em Forwarding, escreve http://www.omeusite.pt;
  • No Forwarding Type, opta pelo Permanent – 301.

Cloudflare - Page Rules

E agora sim, está feito! Quem disse que alojar um site tem que ser dispendioso?

    Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para mail@brunobrito.pt ou preencher o formulário abaixo.

    NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.


      Como alojar um site estático na Amazon S3

      Tempo de Leitura: 5min
      0