O COVID-19 obrigou muitos profissionais a procurarem novas alternativas para realizarem as suas funções do dia-a-dia.
Na minha função de professor de Marketing Digital na ESCS, adoptei (como tantos outros) o Zoom para dar aulas, e criei também uma plataforma minha para Cursos.
Pelo caminho, encontrei outras aplicações bem interessantes (algumas até foram concebidas precisamente neste período!), que podem ser úteis não só para outros professores como para qualquer pessoa que trabalha remotamente.
Vamos à lista!
#1: Krisp
A grande missão do Krisp é atenuar o ruído durante as reuniões/aulas à distância.
Se te vês obrigado a clicar no mute com frequência por estares em ambientes barulhentos, esta aplicação será uma ótima ajuda.
Ao início estava algo cético quanto à sua capacidade de atenuar o som de fundo sem alterar drasticamente as frequências da voz, mas depois de alguns testes em casa, fiquei muito impressionado com os resultados.
Apesar de ter um bom microfone e bastante silêncio à minha volta, utilizei esta aplicação em todas as minhas aulas, e recomendei-a a todos os meus alunos.
Com o COVID-19, a aplicação criou um plano gratuito com algumas limitações e ofereceu a versão Pro durante 6 meses a alunos e professores. De qualquer modo, o plano Pro não é muito dispendioso.
Instalar a aplicação é bastante fácil, e como todo o som passa por lá, fica automaticamente compatível com todos os programas (como o Zoom, Skype ou Google Meet) e funciona com qualquer microfone ou headset.
O Krisp está disponível para macOS, Windows, iOS e até como extensão para o Google Chrome.
#2: Presentify
O Presentify é uma aplicação desenvolvida por um programador (Ram Patra) que só está disponível para macOS.
Criada especificamente para ajudar alguém a expressar-se durante screencasts, a aplicação permite fazer desenhos no ecrã ou destacar o cursor.
Utilizei esta aplicação em algumas aulas, quando queria dar destaque a algo de um slide ou para facilitar o acompanhamento do meu cursor pelo computador.
Ao início, não tive muito sucesso com o Keynote em fullscreen, mas essa questão foi entretanto resolvida pelo programador após o meu alerta. Têm surgido novas funcionalidades ao longo do tempo, tornando esta aplicação cada vez mais útil.
A aplicação está disponível na App Store e, à data deste artigo, em promoção.
#3: FlexiQuiz
Na altura de avaliar os alunos, optei por uma série de questões de escolha múltipla. Agora, precisava de uma plataforma.
Procurei algo versátil, que satisfizesse uma série de requisitos, tais como:
- definir um tempo limite;
- apresentar 1 questão por página;
- impedir que se volte atrás no teste;
- apresentar a nota final ao aluno após entrega do teste;
- sortear a ordem das opções de escolha múltipla de cada questão;
- sortear um conjunto de questões baseado num banco de questões maior;
- consulta para o professor da nota e das respostas a todas as questões (corretas ou incorretas) de cada aluno.
O FlexiQuiz preencheu todos estes requisitos, disponibilizando ainda muitas outras opções de customização (por exemplo, de design) que tirei partido.
Estas são algumas das opções:
Como outras plataformas do género, o FlexiQuiz gera um link para partilhares com quem vai preencher o formulário.
As estatísticas obtidas no final de cada teste eram muito completas e fiquei muito satisfeito com a solução encontrado para as avaliações deste semestre.
Existe um plano gratuito, mas é provável que tenhas de optar pelo plano Premium, como foi o meu caso.
#4: Scrcpy
O scrcpy não tem o nome mais fácil de decorar, mas se precisares de exibir e controlar o teu telefone Android no ecrã do computador, é a melhor opção que conheço.
A sua instalação não é simples se não estiveres confortável com o terminal, mas a documentação é simples e se precisares de mostrar o teu telefone com frequência, vale bem, a pena a “aventura”.
No caso de macOS, utilizei o Homebrew para instalar esta aplicação e tudo correu sem problemas. Também precisarás de ter o adb (Android Debug Bridge) instalado.
Uma vez instalada, basta ligar o telefone por USB ao computador, abrir o terminal para correr o comando scrcpy
e está feito!
Estas são algumas das principais funcionalidades:
- Definir se queres que o ecrã fique sempre ligado;
- Gravar o ecrã (exportando depois um mp4 ou mkv);
- Mostrar os toques que deste no ecrã (útil para screencasts);
- Sincronizar o copy/paste entre o computador e o telemóvel.
A aplicação é gratuita, open source e funciona em Windows, macOS e Linux.
#5: Meeter
Uma aplicação útil não são para professores, mas também para freelancers ou qualquer pessoa que dedica uma boa parte do seu dia a reuniões.
Se vais com frequência ao calendário para ver qual é a aplicação a utilizar e os dados de acesso para cada uma, o Meeter poderá poupar-te uns minutos todos os dias.
Esta app precisará, naturalmente, de aceder ao teu calendário, para encontrar as várias reuniões e respetivas plataformas.
A partir daí, tudo ficará disponível na menubar, bastando fazer “Join” para a reunião seguinte!
A aplicação é gratuita e funciona tanto para Windows como para macOS.
Estas foram as minhas principais armas secretas neste semestre atípico de e-learning. Tens alguma que queiras recomendar?