Para utilizares o terminal, não tens que ser um daqueles nerds dos filmes de ficção científica ou do Michael Bay. E, se quiseres alterar algumas definições do OSX, esta será mesmo a melhor via.
Nos últimos dias, tenho compilado uma lista de comandos que utilizo com frequência, e tentarei actualizar este artigo à medida que encontrar mais.
Podes correr qualquer um destes comandos com a app Terminal que vem pré-instalada no OSX. Eu estou a utilizar o iTerm2 v3, que é grátis e traz alguns extras, mas funcionará exactamente da mesma forma.
Vamos a isto!
Actualizações do Sistema
Sempre que fazes uma actualização ao OSX pela App Store, tens de aguardar alguns minutos até que o sistema esteja pronto a ser novamente utilizado. No entanto, se utilizares estes comandos no terminal, podes continuar a trabalhar e só terás que fazer um restart – a actualização ocorre no background.
Começa por escrever softwareupdate -l para saberes as actualizações que estão disponíveis (está sincronizado com o que surgir na App Store).

Depois, sudo softwareupdate -i -a descarregará e instalará as actualizações encontradas.
É natural combinar vários comandos, recorrendo ao && – o 2º comando só corre se o 1º for completado com sucesso. Podes então solicitar, numa só linha, um restart automático após a instalação das actualizações, com sudo softwareupdate -ia && sudo reboot.
Se quiseres desligar a máquina em vez de um reboot, sudo poweroff em vez de sudo reboot.
Capturas de Ecrã
O OSX é fantástico para screenshots – raramente precisarás de software adicional. Ainda assim, existem algumas definições que poderás querer alterar:
Queres alterar o endereço das imagens para ~/Desktop?
defaults write com.apple.screencapture location ~/Desktop && \ killall SystemUIServer.As imagens são gravadas como PNG, mas podes alterar o formato – para BMP, GIF, JPG, JPEG, TIFF ou até PDF. Basta colocares a extensão correcta no final deste comando –
defaults write com.apple.screencapture type -string "png".Queres tirar a sombra que surge nas screenshots que surgem quando usas a barra de espaços?
defaults write com.apple.screencapture disable-shadow -bool true && \ killall SystemUIServer.Que tal gravar uma screenshot como JPG após 3 segundos, e abri-la no Preview?
screencapture -T 3 -t jpg -P delayedpic.jpg.
Brincando com o Mac
O comando cal mostra o calendário do mês em que te encontras. Queres todos os meses do ano de 2018? cal 2018.

Podes pedir ao OSX que diga o que quiseres com o comando say. Podes alterar a voz do sistema indo às definições de Acessibilidade. Até podes gravar num ficheiro audio o que quiseres que ele diga, se tiveres o “guião” num ficheiro de texto – say -o audio.aiff -f FILENAME.txt!
Queres descarregar um ficheiro sem abrir o browser? Se souberes o endereço, basta acrescentares curl -O antes do URL.
Se a tua doca estiver a precisar de um restart – killall Dock.
Podes criar um pacote DMG de uma pasta com o comando hdiutil create -volname "Volume Name" -srcfolder /pasta/que/pretendas -ov diskimage.dmg.
Queres gerar uma palavra-passe segura de 20 caracteres e copiá-la para o clibpoard? O LastPass resolvia-te isso, mas este comando também: LC_ALL=C tr -dc "[:alpha:][:alnum:]" < /dev/urandom | head -c 20 | pbcopy.
Gestão de Energia
Queres saber há quanto tempo é que foi o teu último restart? Usa o uptime!

Queres que o Mac fique “acordado” durante 1 hora? Isso são 3600 segundos, portanto: caffeinate -u -t 3600.
Queres que o ecrã fique desligado após 15 minutos de inactividade? sudo pmset displaysleep 15.
Queres que o computador adormeça após 30 minutos de inactividade? sudo pmset sleep 30.
Velocidade da Repetição das Teclas
De origem, o OSX é algo lento no Key Repeat, e este nem sempre vem activado. Podes ligá-lo com defaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool false e desligá-lo escrevendo true em vez de false.
O número deste comando vai impactar a velocidade do Key Repeat – defaults write -g KeyRepeat -int 2.
Para onde a seguir?
Se te sentes “em casa” quando estás no Terminal, talvez queiras investigar um pouco mais o que podes fazer por aqui.
Podes começar por este excelente curso gratuito do Wes Bos para aprender a navegar pelas directorias e manipular ficheiros.
Depois, instala o Homebrew, para poderes descarregar todo o tipo de apps mais tarde.
Aqui ficam algumas das minhas aplicações preferidas:
Podes gravar vídeos do YouTube (ou só o audio) com facilidade recorrendo ao youtube-dl.
Se trabalhas muito com WordPress, o WP-CLI vale muito a pena. O mesmo se pode dizer ao Google Font Installer, se quiseres instalar as fonts da Google na tua máquina.
Se gostas de criar GIFs mas queres reduzir a dimensão do ficheiro final, experimenta o Gifify.
Existem centenas de apps disponíveis – esta lista talvez te ajude a encontrar algumas que sejam úteis para o teu caso.
Alguma que recomendes?





