Aqui fica a minha lista dos atalhos de teclado mais úteis que conheço para OSX.
À semelhança do que fiz recentemente com os meus comandos preferidos de terminal para OSX, tentarei actualizar este artigo sempre que encontrar novos truques que valem a pena divulgar.
Se gostas dos ganhos de produtividade que os atalhos de teclado te dão, não te esqueças de dar uma olhadela também neste artigo.
NOTA: a tecla OPTION equivale ao ALT.
Vamos a isto!
Gestão de Janelas
Comecemos com o básico dos básicos – aqueles atalhos indispensáveis para quem acabou de adquirir um Mac, e vem de Windows. Não te esqueças de consultar os atalhos universais que indico aqui, juntamente com estes 2:
- CMD + H esconde a janela que está a ser utilizada (mas não a fecha);
- CMD + Q encerra o programa que estás a usar.
Se quiseres fazer Force Quit numa aplicação que crashou, podes usar CMD + OPTION + ESC para aceder à lista de apps abertas.
Este é mais rebuscado: podes utilizar CMD + ` para trocar entre várias janelas abertas da mesma aplicação (muito útil para o Finder ou no browser).
Se quiseres maximizar uma janela sem ir para fullscreen, como acontece no Windows, podes premir o OPTION enquanto clicas no botão verde.
Se quiseres aprender um daqueles atalhos inúteis que pode impressionar os teus amigos, sabias que se premires SHIFT enquanto clicas no botão amarelo, minimizas a janela em “super slow motion”?
Com Texto
Utilizo o Sublime Text para tudo o que é texto (estes são os melhores atalhos para esse editor), mas estes são alguns atalhos que funcionarão em qualquer aplicação de texto:
- CMD + ➡️ ou ⬅️ para ir rapidamente para o início ou fim da linha;
- OPTION + ➡️ ou ⬅️ para ir rapidamente para o início ou fim da palavra;
- CMD + BACKSPACE apagará a linha até à posição em que te encontras;
- OPTION + BACKSPACE apagará a palavra até à posição em que te encontras;
- SHIFT + CMD + OPTION + V colará o texto que tens no clipboard tirando-lhe toda a formatação, como cores ou tipo de letra;
- CTRL + CMD + SPACE abre o painel para inserires Emojis.
Capturas de Ecrã
O OSX é muito superior ao Windows no que toca a tirar screenshots sem precisares de software adicional. Certifica-te que memorizas estes atalhos!
- CMD + SHIFT + 3 para capturar todo o ecrã;
- CMD + SHIFT + 4 para capturar apenas uma área que defines;
- CMD + SHIFT + 4 e depois SPACE se quiseres capturar uma das janelas que tens abertas.
Este último atalho inclui uma sombra bonita na aplicação, como aquela que vês nas imagens deste artigo, mas que podes tirar se premires OPTION enquanto clicas na janela.
Se não quiseres guardar num ficheiro, podes ainda carregar em CTRL juntamente com o atalho para a captura de ecrã, e a imagem ficará no clipboard em vez de ocupar espaço no teu disco.
No Browser
CMD + L para ir para a Barra de Endereços do browser;
CMD + Return para abrir o URL que acabaste de escrever numa nova tab;
CMD + SHIFT + T para restaurar a última tab que encerraste;
CMD + 1 (ou qualquer outro número) para “saltar” para a respectiva tab.
Extras
OPTION + CMD + SPACE abre uma janela do Finder.
CMD + OPTION + CTRL + 8 inverte as cores, assumindo que tens essa opção de acessibilidade activada. É uma espécie de “Dark Mode” que pode dar jeito para leres no browser à noite, por exemplo.
Para a activar, desde o Yosemite que é necessário ir até System Preferences > Keyboard > Shortcuts > Accessibility > Invert Colors.
Por último, para além daqueles atalhos básicos de aumentar/reduzir o brilho ou o volume, há aqui um par de “truques” que vale a pena teres em conta:
OPTION + SHIFT enquanto primes o atalho respectivo permite-te alterar o brilho/volume/luz do teclado em menores quantidades.
Podes premir OPTION enquanto carregas numa tecla de som (Mute, Vol Up ou Vol Down) para aceder ao painel do Som das System Preferences.
Se fizeres o mesmo mas com uma tecla de brilho, irás para o painel de configuração dos Ecrãs.
E, por agora, é isto. Não te esqueças que podes aprender os atalhos de cada aplicação específica com a ajuda da app gratuita Cheatsheet.
Quais são os teus atalhos de teclado para OSX preferidos?