PES myClub – a criação de um guia definitivo

PES myClub Guide

PES myClub – a criação de um guia definitivo

PES myClub – a criação de um guia definitivo 1240 700 Bruno Brito

Nos últimos dias de 2018 decidi criar um guia para o simulador de futebol Pro Evolution Soccer, da Konami (disponível para PS4/XBOX/PC).

O que me motivou? A ausência de informação sobre o jogo, em particular sobre o myClub, um dos modos mais populares do PES 2019.

Apesar da sua popularidade, o myClub é particularmente complexo, e quando comecei senti algumas dificuldades em entender tudo o que podia fazer – o que me surpreendeu, considerando que já jogo PES há quase 2 décadas.

Assim sendo, fui procurar respostas online, mas a informação não abundava. Estava aqui uma oportunidade: compilar toda a informação disponível sobre o myClub para o PES 2019 e criar o guia definitivo do jogo.

E assim nasceu o PES myClub Guide.

Para chegar a mais gente, decidi escrevê-lo em inglês. Neste momento, o guia conta com mais de 8.000 palavras – o que significa que leva mais de 40 minutos a ser lido!

Muito do conteúdo surgiu de dúvidas minhas, mas foi também muito importante visitar os principais fóruns (como o Reddit) para entender as dúvidas mais frequentes e garantir que o guia se tornava acessível a qualquer “novato” no jogo.

Aqui, aprendi que é bastante importante facilitar a chegada de jogadores que vêm do jogo concorrente (o FIFA, mais concretamente jogadores do modo Ultimate Team) e que os leilões no PES são a componente que gera maior confusão.

Optei também por criar uma secção de dicas rápidas para jogadores que já estão familiarizados com o myClub, mas que ainda assim podem ter passado ao lado de alguns pontos.

Por motivos de SEO, optei por tornar este guia single-page, com um índice detalhado e sem qualquer imagem – para que o site carregue o mais rapidamente possível.

A performance foi na verdade uma das principais preocupações: o JavaScript foi mínimo, até porque o desafio principal estava relacionado com o design; como tornar um bloco gigante de texto convidativo ao leitor, e fácil de ler nos vários dispositivos?

Era esse o principal problema, mas fiquei satisfeito com a solução encontrada.

pesmyclubguide.com screenshot

E agora, o que se segue? A divulgação do site nas principais comunidades, para recolha de feedback e optimizações do conteúdo.

Tenho ainda 2 curiosidades que gostava de ver respondidas:

  • será que o conteúdo é demasiado longo para os leitores? Seria preferível um vídeo? Obviamente não estou à espera que cada leitor leia todo o guia, mas qual será o tempo no site que o Google Analytics me dará?
  • será que o guia sem imagens funcionará, ou terei que aumentar o peso da página?

A longo prazo não tenho qualquer ambição para este projecto, mas com os meus conhecimentos de Marketing Digital tentarei fazer o possível para que este guia chegue a todos os fãs do jogo – recorrendo sobretudo a técnicas de link building.

Mas, por agora, estou simplesmente feliz por já existir um guia para o viciante myClub do PES 2019! 🙂

Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário abaixo.

NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

PES myClub – a criação de um guia definitivo

Tempo de Leitura: 3 min
0