Bruno Brito
De
Licenciei-me em Marketing na Escola Superior de Comunicação Social, em 2005. Escolhi este curso para juntar:
- o gosto em comunicar;
- a aptidão pela escrita;
- a paixão pelas marcas.
O interesse pelos computadores acompanhou-me desde cedo, e ainda sou do tempo em que tinha de esperar 10 minutos para descarregar uma página no meu modem de 28.8 kps, que guinchava sempre que tinha que trabalhar. A Internet começava a ganhar forma e rapidamente percebi que queria fazer Marketing neste universo digital… mas que não seria para já.
Comecei numa rota de Marketing tradicional – passei pela Vodafone, Warner Home Video e NOS Lusomundo, desenvolvendo tarefas geralmente relacionadas com trade marketing, gestão de produto e apresentações comerciais.
Pelo caminho, comecei a trabalhar mais de perto com blogs e newsletters, fosse para mim, para amigos, ou para pequenos projectos, e até fui ghost writer para o blog de uma empresa de serviço ao cliente.
Com o passar dos anos, ficou claro: o salto para o Digital era inevitável.
De
E esse salto abriu o ano de 2010, quando ingressei nas Páginas Amarelas, onde fui convidado para ser responsável a 100% pela comunicação de uma app – muito similar à da Zomato, mas que surgiu (a meu ver) antes do seu tempo – para o mercado português.
Aqui, o meu dia-a-dia passava pela gestão das redes sociais, análise de reviews, escrita de newsletters e conteúdos para o blog.
A aplicação estava presente em 3 países (Bélgica, Irlanda e Portugal) e foi em Portugal que se registaram os melhores números todos os meses – ainda assim, o projecto foi descontinuado e passei para outras responsabilidades na empresa, que incluíram as tarefas já referidas, bem como gestão de contas Google Ads e Facebook Ads.
Em 2013, mudei-me para o estrangeiro; fui para a cidade da ciência, Basileia, na Suíça, onde fui responsável por todo o Marketing Digital de uma empresa que desenvolvia equipamento para empresas de cosmética, nutrição e farmacêuticas – a Chemspeed Technologies.
Aqui, tratei de toda a presença web da empresa, gestão das redes sociais, parcerias, desenvolvimento do website e criação de conteúdos (fosse tirar fotos ou até editar vídeo). Uma verdadeira função de Marketing full-stack.
Neste período, senti que o Marketing Digital se começava a fundir cada vez mais com o mundo do HTML e do CSS. O próximo nível seria, inevitavelmente, aprender a programar.
De
Decidi voltar para Portugal, e assim que coloquei os pés em solo português fui convidado para dar mais uma palestra de Marketing Digital na minha antiga universidade, algo que fazia com regularidade desde a conclusão da minha licenciatura.
Algumas semanas depois da palestra, surgiu um convite irrecusável – ser professor de Marketing Digital na ESCS. Actualmente, sou professor de 2 cadeiras, para turmas de Marketing do 1º e 3º ano: Marketing Digital e Web Marketing 2.0.
2015 foi também o ano em que coloquei os 2 pés no mundo da programação Web. Já tinha boas bases de HTML e CSS e de plataformas como WordPress ou Joomla, mas estava na hora de me dedicar a sério a isto – e foi nesse Verão que tive a oportunidade de viajar até ao Porto para ingressar na Creators School, uma bootcamp de 9 semanas em que se aprendeu de tudo um pouco:
- HTML / CSS / JavaScript;
- Ruby / Ruby on Rails;
- Git.
Uma experiência inesquecível e que me permitiu um shift completo, de mentalidade e confiança, para abordar projectos de Web Development.
O meu primeiro trabalho na área surgiu pouco depois – na GMV, onde desenvolvi tarefas enquanto Frontend Web Developer, trabalhando a full-time com HTML/CSS/JS durante o ano de 2016 para grandes empresas espalhadas pelo mundo.
Neste momento, sinto-me em condições de desempenhar tarefas de Web Development com a mesma confiança de Marketing Digital, pelo que optei por um percurso em regime freelance nestas 2 profissões a partir de 2017.
Para além do Marketing e da Programação
Gosto demasiado de Wrestling, ao ponto de ser o treinador principal da Academia do WrestlingPortugal, uma marca que criei com mais 2 amigos em 2007, depois de ter ido até ao Canadá treinar na melhor escola do mundo.
Treinamos ao sábado em Queluz e já tive a oportunidade de lutar de norte a sul, defendendo o título de Campeão Nacional, que mantive durante 7 anos.
Sou também comentador de Wrestling na Sport TV – já comentei TNA no passado, e agora alterno entre programas da WWE (Raw, Smackdown e NXT) e também Ring of Honor.
Fora dos ringues, a música é o meu outro grande hobby – grande fã de house progressivo, sou DJ e produtor de música electrónica, mantendo este site sempre actualizado com música nova.