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10 profissionais de Marketing Online que deves conhecer

10 profissionais de Marketing Online

10 profissionais de Marketing Online que deves conhecer

10 profissionais de Marketing Online que deves conhecer 620 350 Bruno Brito

A internet está cheia de personalidades fascinantes, que diariamente criam conteúdos para consumirmos. O Marketing Online não é excepção, surgindo diariamente novos nomes para decorar, novos artigos para ler e novos gurus para seguir.

Para esta lista, pensei nos 10 bloggers que mais respeito neste espaço. Todos eles actuam em nichos, vendendo produtos diferentes – geralmente livros, cursos online ou simplesmente tráfego.

Todos têm em comum a inteligência, o espírito empreendedor, a vontade de ajudar e a capacidade de gerir com mestria a sua marca pessoal. E todos andam nisto há já algum tempo.

Muitos destes bloggers já passaram para aquela que é a nova tendência: o podcasting. Para este artigo não atribuí importância ao canal, mas sim à consistência e à qualidade de conteúdos que semanalmente publicam.

Poderia referir aqui muitos outros nomes – provavelmente bem mais populares e igualmente dignos de menção – como Seth Godin, Gary Vaynerchuk, Chris Brogan, Leo Babauta ou Brian Clark. Mas como estas pessoas já alcançaram o estatuto de pequenas “celebridades” no mundo online, optei por dar destaque aos que acompanho de perto e que pelo tipo de conteúdos, forma de escrever ou personalidade, se aproximam mais ao que procuro quando abro as minhas ferramentas para ler online.

Para se tornar mais fácil entender quem é quem, repito aqui a imagem de topo, mas desta vez com o respectivo nome e links (cortesia ThingLink) para as contas Twitter de cada um destes senhores. Basta passar o rato por cima da imagem, em cada uma das fotografias.

Vamos conhecê-los!

Corbett Barr, Chase Reeves e Caleb Wojcik

Estes 3 rapazes são conhecidos pelos seus feitos individuais, mas actualmente trabalham juntos num projecto de formação online para empreendedores de nome Fizzle. Por $35 mensais, temos acesso a todo o tipo de conteúdos que nos ensinam a triunfar num negócio online.

Dos 3, o nome mais popular é o primeiro: Corbett Barr. Barr, que durante o ano reside 6 meses em São Francisco e outros tantos no México, ficou famoso pelo seu blog ThinkTraffic, um site dedicado a ensinar utilizadores a criar uma audiência e obter tráfego nos seus projectos e pelo seu curso Start a blog that matters, um curso de referência para quem deseja começar um blog.

Nos dias que correm, o ThinkTraffic passou a ser chamado The Sparkline e é o blog oficial do projecto Fizzle, sendo o seu curso um dos principais pontos de atracção.

Chase Reeves é um webdesigner com um enorme sentido de humor, que nas horas vagas gosta de editar podcasts e pensar em produtividade.

Caleb Wojcik começou como assistente de Corbett Barr mas rapidamente criou o seu próprio legado, com o site DIY Video Guy. Vídeo é, de resto, a sua grande especialidade.

Durante 6 meses subscrevi o Fizzle e posso recomendar vivamente essa plataforma para quem quer entrar neste mundo – para além dos vídeos de blogging, podcasting, networking ou produtividade, o fórum está repleto de jovens empreendedores dispostos a ajudar e a comunidade é uma das grandes mais-valias deste produto online.

Ainda assim, o meu conteúdo favorito dos 3 C’s é o seu podcast, de nome The Fizzle Show (e totalmente gratuito). Um business podcast semanal em que se discute tudo o que é relevante para empreendedores e onde é possível testemunhar em primeira mão a sapiência de Corbett, o humor de Chase e os comentários sempre pertinentes de Caleb.

3 personalidades bem distintas, que se complementam muito bem neste projecto e que trazem um pouco de tudo à sua audiência.

Pat Flynn

Pat Flynn é um dos nomes mais sonantes deste grupo, conhecido sobretudo pelo seu site Smart Passive Income, onde documenta todas as experiências e aventuras a que se sujeita no universo Online.

Pat está nisto há muitos anos e o grande valor acrescentado que traz é o da sua enorme transparência – seja no seu trabalho, como na sua vida no geral. Pat sempre partilhou os seus resultados com a comunidade, desde rendimentos a metodologias, factor que o leva a beneficiar de grande confiança. A comunidade do SPI é das comunidades mais fiéis que já vi em todo o universo online.

Para além do site, Pat Flynn conta com 2 podcastsThe Smart Passive Income Podcast e AskPat, este último de periodicidade diária.

Neil Patel

Se só pudesse recomendar uma pessoa desta lista, essa pessoa seria Neil Patel – um jovem que figura no top 100 de empreendedores com menos de 30 anos de idade.

Para além de ter fundado 2 empresas de analytics juntamente com Hiten Shah (Crazy Egg e Kiss Metrics), Neil Patel não é tímido em partilhar toda a sua sabedoria no seu blog, Quick Sprout.

Este blog (tal como o blog da própria marca Kiss Metrics) regista mais de 100 mil visitas mensais e é uma das maiores fontes de conhecimento que podemos consultar, não só de SEO (o ponto forte de Patel) como de online marketing em geral.

Nos últimos meses, Neil tem investido consideravelmente na criação de conteúdos, onde para além dos artigos (todos eles de leitura obrigatória), destaco o seguinte:

  • a Quick Sprout University, uma série de vídeos a custo zero sobre SEO, Social Media, Link Building, Paid Advertising e Content Marketing.
  • o fórum, onde podemos esclarecer todas as dúvidas com outros membros da comunidade (com o próprio Neil Patel a participar activamente em praticamente todas as discussões).
  • os guias ilustrados (como por exemplo de SEO, de Link Building, de Growth Hacking ou de Content Marketing) que são basicamente mini-livros sobre todos os temas quentes do Marketing Online moderno.

Uma coisa é certa: sempre que este senhor dá sinal… é melhor ler (ou ouvir)!

John Lee Dumas

Falar de John Lee Dumas é falar do seu podcast: Entrepreneur on Fire. Com mais de 600 episódios e mais de 100 mil dólares por mês de rendimentos, não há nenhum motivo para fechar os olhos a este fenómeno, valendo a pena dedicar 25 minutos do dia para ouvirmos a sua (sempre inspiradora) conversa diária com outros empreendedores.

O movimento EOFire já protagonizou um Conteúdo é Rei, onde falo sobre John Lee Dumas de forma exaustiva, pelo que não me alongarei aqui.

A título de curiosidade, de referir que os seus relatórios de rendimento foram reflexo da transparência de outro senhor aqui mencionado – Pat Flynn – que por sua vez, começou o seu podcast diário AskPat após sugestão de John.

James Altucher

James Altucher é uma personalidade controversa, famoso pela sua escrita sincera e polémica – já escreveu vários livros de enorme qualidade (como Choose Yourself).

Mas o que torna este escritor tão fascinante é o facto de ter perdido, por várias vezes, milhões de dólares – e ter voltado a recuperá-los mais tarde.

O nome de Altucher surgia de forma constante no site de perguntas Quora e a sua resposta era sempre a minha preferida – foi aí que tomei conhecimento do seu trabalho.

No entanto, rapidamente me apercebi que este era muito mais do que um utilizador vulgar desta plataforma (se é que posso aplicar esta palavra no que diz respeito à comunidade do Quora).

Altucher nem sempre fala de negócios ou de Marketing Online – pode ser bem mais profundo do que isso. Mas a verdade é que domina as técnicas de Marketing como poucos, conhecendo bem a sua audiência e estando um pouco por todo o lado – seja no Quora, no Twitter, no seu site, na sua newsletter ou num dos seus 2 podcasts: o Ask Altucher ou o The James Altucher Show (com convidados de luxo).

Noah Kagan

Várias palavras podiam ser rapidamente associadas a Noah Kagan – Facebook (foi o colaborador #30), AppSumo, uma mailing list de 700 mil subscritores ou tacos (a sua comida preferida).

Mas, para mim, Kagan é sinónimo de OK Dork – o seu blog, em que fala de tudo o que é relacionado com Marketing Online e onde podemos contar com artigos escritos por convidados ilustres.

O que mais gosto do OK Dork é o facto de Kagan escrever de uma forma em que é impossível não partir à acção logo a seguir – não só é sempre muito detalhado e prático como as suas dicas envolvem frequentemente algum tipo de hacking. Um processo similar ao blog de Neil Patel.

Não poderia falar de Kagan sem referir o projecto App Sumo, uma newsletter de descontos/freebies para profissionais online que é famosa pelos seus fantásticos e-mails, com uma taxa de abertura assustadora devido à qualidade do copywriting (para tal, Noah pediu ajuda a este senhor).

Paul Jarvis

Quando não está a trabalhar no design de websites, Paul Jarvis escreve livros e faz experiências – partilhando sempre connosco os seus resultados.

A julgar pelos seus livros, este canadiano dirige-se, sobretudo, a 2 targets: artistas e empreendedores que querem ganhar a vida no mundo online, de forma honesta.

Para além dos livros (posso recomendar o Everything I Know e o The Good Creative), podemos acompanhar Jarvis no seu blog, na sua newsletter semanal ou no Twitter. O seu trabalho pode também ser lido em alguns dos sites mais populares da web, como a Forbes, a Smashing Magazine ou o FastCompany.

Jarvis brilha na sua honestidade e simplicidade de escrita, o que aliada ao seu processo criativo se tornam um must para mim.

Jon Loomer

O Facebook oferece inúmeras oportunidades de negócio, mas com tantas (e frequentes) actualizações, torna-se difícil de dominar. Para resolver este problema, podemos contar com Jon Loomer e o seu respectivo blog, com o mesmo nome.

Para além do seu site, frequentemente actualizado com todas as dicas para levar o Facebook marketing ao limite, John disponibiliza um podcast (o Social Media Pubcast) e tem ainda uma forte presença no YouTube – até porque uma forma de fazer dinheiro é através de tutoriais de vídeo.

De todos os profissionais aqui referidos, Loomer é sem dúvida aquele que optou por um nicho mais estreito, visto que não aborda mais nada dentro do Marketing Online – mas considerando que estamos a falar do gigante Facebook, seria difícil pensar que não se tratou de uma boa decisão.

    Se quiser entrar em contacto comigo, pode enviar-me um e-mail para mail@brunobrito.pt ou preencher o formulário abaixo.

    NOTA: Todos os campos são de preenchimento obrigatório.


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